O PSOL de Mogi de Mogi das Cruzes lamenta profundamente o falecimento de Sarah Maia, mulher trans, muito conhecida em Mogi. Ela foi encontrada morta em sua residência e, através de laudos periciais, constatou morte provocada por uma broncopneumonia. À família e aos amigos, nossas condolências e nossos sentimentos.
Outra perda da cidade, embora nos últimos anos não estava morando em Mogi, foi de Natasha Santos, espancada por vários homens até a morte, de forma brutal e cruel. Seu corpo foi desovado em uma Rodovia, em Guarulhos e, caso não fosse localizado e identificado, o corpo de Natasha seria enterrado como indigente.
Graças à ação do Fórum Mogiano LGBT e setores públicos da cidade de Guarulhos e de Mogi das Cruzes, foi possível fazer o translado do corpo e enterrá-la em nossa cidade.
Não foram identificados os criminosos e nem a motivação desse crime bárbaro.
O PSOL de Mogi das Cruzes exige das autoridades de Mogi políticas públicas permanentes, muito mais agora com a pandemia da COVID/19, quando a população LGBT, especialmente as mulheres transvestigêneras, fica mais exposta, pois, muitas delas, para sobreviver e por falta de oportunidades de outros trabalhos, acabam na prostituição aumentando seu grau de vulnerabilidade, além do preconceito e da discriminação.
Mogi das Cruzes não tem políticas públicas para essa população. É necessário ações na área da saúde, da educação, do trabalho, e da segurança. Uma dessas medidas imediatas é a Criação do Conselho Municipal LGBT, para discutir e elaborar políticas públicas com dados precisos das necessidades da população LGBT.
Mogi das Cruzes, 3 de maio 2020.
Partido Socialismo e Liberdade