O professor Ronaldo Rodrigues dos Santos da ETEC de Taubaté, SP, está sendo atacado, covardemente, nas redes sociais por setores direitistas e fascistas da cidade.
Um aluno o fotografou sem o seu consentimento, quando o professor orientava um seminário e essa foto foi publicada nas redes sociais com um texto que diz: “Recebemos uma denúncia de que um professor de biologia da Etec Centro Paula Souza, em Taubaté, estaria distribuindo, EM SALA DE AULA, panfletos de ódio contra a polícia, proselitismo e propaganda de políticos de esquerda, e ataques ao PR Bolsonaro e ao vereador Fernando Holiday. O movimento Direita Taubaté informou que levará o caso ao MP. O professor, que é agente público, está cometendo improbidade administrativa, por violação dos princípios da moralidade, da eficiência e, principalmente, da IMPESSOALIDADE. Ele tem que ser punido EXEMPLARMENTE”. O texto também faz a defesa virulenta do projeto da “Escola sem Partido”, mais conhecido como Cala boca, professor!
Mais uma fake news dessa direita fascista que não respeita a Constituição Federal e nem as Leis e Diretrizes de Base de Educação – LDB que afirmam, textualmente, que “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas…”.
O Partido Socialismo e Liberdade repudia mais esse ato de autoritarismo e de intolerância, se solidariza com o professor Ronaldo Rodrigues dos Santos e prestará todo apoio jurídico e político ao professor, na defesa da liberdade de cátedra, do ensino público de qualidade, laico e científico.
São Paulo, 28 de novembro de 2019.