O Auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) recebeu na noite da última quarta-feira, 26, as diversas pessoas envolvidas na discussão e desenvolvimento da versão atualizada do Plano Estadual de Educação (PEE) formulada pela sociedade paulista, originalmente, em 2003.
O deputado Raul Marcelo é o autor do PL nº1035/15 que cria o Plano Estadual de Educação e estabelece as metas e estratégias para a educação paulista no próximo decênio. Raul conduziu e abriu o debate reafirmando a importância da proposta elaborada por diversas entidades da educação para enfrentar os problemas educacionais existentes hoje, como o baixíssimo orçamento destinado a educação e os problemas estruturais da rede pública de ensino em todos os níveis.
O professor da USP, João Zanetic, listou os principais artigos e metas do Plano e pediu a todos e todas que somem esforços para lotar a Alesp em dias de debate e de votação. Zanetic também destacou a meta do PEE que trata dos percentuais de investimentos do PIB paulista em Educação. Hoje, o Governo do estado destina apenas 3,07% para o investimento na área. O PEE da sociedade paulista defende o investimento crescente de 6,0% até 2018 e 9,5% até 2025, investimento necessário para o enfrentamento de problemas históricos e estruturais da educação paulista.
Professor da Unicamp, Vicente Rodriguez chamou atenção para a valorização da educação na prática. Segundo ele, o PL 1035/15, que oficializa o PEE, é extraordinário e ganha sentido se houver posicionamento frente à população. Para Vicente, qualquer proposta do plano passa, em essência, pelo combate às desigualdades. Áquilas Mendes, da PUC, posicionou-se a favor da luta pela educação pública de qualidade para todos e todas. Para ele, o Plano Estadual de Educação pautado, bem como a audiência promovida pela liderança do PSOL, são mecanismos importantes que devem ser proliferados e aproveitados para avançar em discussões críticas e aprofundadas sobre o assunto.
No final da audiência, o deputado Raul Marcelo se propôs a realizar audiências para apresentar e discutir o PEE com a população, nas diversas regiões do estado.