Seguindo o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, os dirigentes do partido entregaram todos os documentos necessários para a homologação das candidaturas. Agora, o PSOL aguardará o deferimento do registro pelo TSE.
De acordo com o calendário definido pelo TSE, a partir do dia 6 de julho, próximo domingo, os partidos poderão iniciar a campanha eleitoral, quando as candidaturas já terão sido homologadas pelo Tribunal.
“Hoje demos um passo importante rumo à nossa participação, como alternativa de esquerda socialista, no processo eleitoral de outubro próximo. Com a nossa chapa homologada, a tarefa seguinte da nossa militância será apresentar ao país, juntamente com Luciana Genro e Jorge Paz, as nossas propostas para transformar, efetivamente, o Brasil”, afirma Luiz Araújo.
Clique aqui e confira, na página do TSE, o calendário das Eleições 2014.
Conheça os candidatos do PSOL ao Palácio do Planalto
Luciana Genro
Luciana Krebs Genro
Data de Nascimento: 17/01/1971
Cidade Natal: Santa Maria/RS
Luciana Genro é professora e advogada. Preside a Fundação Lauro Campos, a fundação de estudos políticos do PSOL, e compõe a Executiva Nacional do Partido. Coordena o cursinho popular pré-vestibular Emancipa, em Porto Alegre/RS. É estudante de Mestrado em Direito na Universidade de São Paulo.
Luciana Genro começou sua militância aos 14 anos, no movimento estudantil, em Porto Alegre. Em 1994, aos 23 anos foi eleita deputada estadual pelo PT pela primeira vez, sendo reeleita em 1998.
Em 2002, foi eleita deputada federal, ano que Lula foi eleito presidente da República. Crítica ao governo petista desde a composição da base aliada e dos ministérios, Luciana Genro foi expulsa do PT, em dezembro de 2003, por ter votado contra a Reforma da Previdência do governo Lula, em coerência com as bandeiras de defesa dos trabalhadores. Neste momento, tornou-se uma liderança da esquerda brasileira nacionalmente conhecida.
Participou ativamente do processo de construção e da coleta das 500 mil assinaturas que legalizaram o PSOL em setembro de 2005.
Reeleita deputada federal pelo PSOL-RS em 2006 com mais de 180 mil votos. Em 2008, disputou a prefeitura de Porto Alegre, obtendo 10% dos votos válidos.
Aos 43 anos, Luciana Genro é a candidata do PSOL à Presidência da República em 2014 com uma plataforma política conectada com as reivindicações populares das jornadas de junho de 2013, na perspectiva da ampliação dos direitos sociais e combatendo os mecanismos institucionais que impedem a realização das demandas das ruas.
Jorge Paz
Jorge Paz tem de 65 anos, pai de 4 filhos e natural do estado de São Paulo. É militante político há 40 anos. Foi perseguido pela ditadura, tendo atuado na clandestinidade de 1977 a 1982. É professor da rede estadual de São Paulo.
Foi fundador do PT e da CUT, é membro da Intersindical e da Executiva da Apeoesp, o sindicato dos professores do estado de SP. É integrante do Diretório Estadual do PSOL-SP.
Assessor do primeiro mandato de Ivan Valente como deputado estadual em São Paulo, em 1986.
Em 2012, foi candidato a prefeito pelo PSOL em Mogi das Cruzes-SP.
Cliquei aqui para acessar as diretrizes do programa de governo, aprovado na Convenção Nacional do PSOL e registrado no TSE juntamente com a chapa à Presidência da República.
Fonte: Do site do PSOL Nacional, Leonor Costa