Os representantes das executivas dos dois partidos que compõem a Frente de Esquerda em SP, PSOL e PSTU, registraram na manhã deste sábado, 5 de julho, no Tribunal Regional Eleitoral paulista (TRE-SP), a candidatura de Gilberto Maringoni para governador, da professora Hildete (PSOL) para vice-governadora e de Ana Luiza (PSTU) para o senado. Também foram registradas as chapas proporcionais de candidatos e candidatas a deputado federal e estadual.
Seguindo o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, os dirigentes da Frente de Esquerda entregaram todos os documentos necessários para a homologação das candidaturas. Agora, a Frente de Esquerda aguardará o deferimento do registro pelo TRE-SP nos próximos dias.
Para Paulo Bufalo, presidente estadual do PSOL, as candidaturas da Frente de Esquerda representam a possibilidade de mudança pra valer nessas eleições: “a Frente é uma alternativa programática e de oposição tanto ao modelo tucano quanto ao petista e de seus aliados. É a única possibilidade de termos nestas eleições quem de fato vai falar dos problemas estruturais de São Paulo, sem medo de enfrentar os poderosos. Por isso, hoje foi dado um passo importante. O registro das candidaturas da Frente significa reunir numa mesma chapa parte daqueles que travam uma luta cotidiana em defesa dos direitos e contra a desigualdade social”.
João Zafalão, presidente estadual do PSTU, também ressalta o vínculo desta chapa com as lutas sociais: “a inscrição das candidaturas da Frente de Esquerda em São Paulo é a certeza que teremos nestas eleições um forte ponto de apoio às reivindicações e às lutas da classe trabalhadora e da juventude. Vamos expressar em nossa campanha as demandas levantadas pelas mobilizações e greves que tomaram conta do país desde junho do ano passado.”
Maringoni – governador
Gilberto Maringoni é professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) e doutor em História Social pela FFLCH-USP. É autor de doze livros, entre eles ‘A Venezuela que se inventa – poder, petróleo e intriga nos tempos de Chávez’ (Editora Fundação Perseu Abramo, 2004) e ‘Angelo Agostini, A imprensa ilustrada da Corte à Capital Federal, 1864-1910 (Devir, 2011)’. É militante político desde 1977. Militou no movimento estudantil, no final dos anos 1970. Foi dirigente do PT, onde militou entre 1988 e 2005. Desde então é filiado ao PSOL.
Professora Hildete – vice governadora
Hildete Nepomuceno, 53 anos, mãe de quatro filhos, ingressou na Rede Estadual de ensino de SP em 1988. Em 1992, ingressou na Rede Municipal. Hoje faz parte da diretoria do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (SINPEEM). Hildete tem uma história de luta em defesa da escola pública, atuando tanto na gestão escolar quanto na sala de aula, em escolas na periferia do município de São Paulo
Ana Luiza – Senadora
Ana Luiza Figueiredo começou sua militância política em 1979. Ajudou a construir a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Partido dos Trabalhadores (PT). Em 1994, ajudou a fundar o PSTU.
É trabalhadora do judiciário federal em São Paulo e constrói a CSP-Conlutas. É reconhecida lutadora dos direitos das mulheres trabalhadoras. Foi candidata ao Senado em 2010, quando obteve 109 mil votos.