O PSOL oficializou neste domingo (22 de junho), em Convenção Nacional realizada em Brasília, o nome da ex. deputada federal Luciana Genro como candidata do partido à Presidência da República nas eleições de outubro. Como vice da chapa foi escolhido o professor Jorge Paz, membro da Executiva Estadual da Apeoesp (Sindicato dos Professores) e da Direção Estadual do PSOL paulista.
Após a desistência do senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP) de concorrer à presidência, o nome de Luciana Genro, que antes ocupava a vaga de vice, foi o único apresentado dentro do partido e recebeu o apoio de todas as tendências internas do PSOL.
Luciana Genro exerceu dois mandatos de deputada estadual no Rio Grande do Sul (1995-2002) e dois mandatos de deputada federal (2003-2010). Jorge Paz é professor da rede pública em São Paulo, tem atuação histórica no Sindicato dos Professores da Rede Estadual de Ensino (Apeoesp).
Os nomes foram referendados pelos 61 membros do Diretório Nacional e pelos 27 delegados representantes de todos os diretórios estaduais do PSOL. A Convenção também aprovou as diretrizes do programa de governo que será apresentado pelo PSOL durante a campanha eleitoral.
Na semana passada, também em Convenção, o PSOL SP lançou o nome do professor e jornalista Gilberto Maringoni para governador, junto com a professora Hildete Nepomuceno como vice e a servidora pública Ana Luiza para o senado. Em São Paulo foi constituída a chamada Frente de Esquerda, aliança entre PSOL e PSTU. A convenção também lançou as chapas proporcionais para deputado estadual e federal e aprovou as diretrizes do programa estadual.