Ocorreu neste último domingo, 15 de junho, na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Convenção Estadual do PSOL SP. O evento reuniu mais de 300 militantes e oficializou a candidatura do historiador e professor da Universidade Federal do ABC Gilberto Maringoni para governador. A convenção também aprovou o nome da vice, que será a educadora Hildete Nepomuceno, professora da rede municipal de São Paulo.
O PSOL aprovou aliança com o PSTU que indicou a servidora pública e candidata a prefeita de São Paulo em 2012 Ana Luiza ao Senado. A aliança recebeu o nome de Frente de Esquerda, foi aprovado as diretrizes de propostas para o programa de governo que seguirá em debate entre os dois partidos para ser apresentado no início de julho.
Para 1º suplente de Senador a Convenção indicou o nome do ex. deputado estadual Anizio Batista.
Por último, a convenção também aprovou a aliança com o PSTU para as eleições proporcionais, a Frente de Esquerda deve apresentar 110 candidatos a deputado federal e 150 a deputado estadual.
Em sua fala Maringoni criticou os 20 anos do governo PSDB em São Paulo, e a precariedade do transporte, do ensino público, da saúde e a falta d’água: “Temos problemas hoje de caos no abastecimento de água, e 49% da Sabesp está nas mãos de acionistas privados, que não reinvestem na empresa. Vamos lutar pela reestatização plena da Sabesp”. Também destacou a importância da Frente de Esquerda como alternativa ao governo de São Paulo e criticou a aliança do PT com Maluf.
No ato político ao final da Convenção, além das falas dos candidatos majoritários e do deputado federal Ivan Valente e do deputado estadual Carlos Giannazi, tivemos o pronunciamento da ex. deputada federal Luciana Genro que deverá ter seu nome oficializado como candidata do PSOL a presidente da República na Convenção Nacional que ocorrerá no próximo final de semana em Brasília.