Veja as notas e cartas:
O Diretório Estadual do PSOL SP reunido hoje (18 de maio) foi convocado há uma semana pela Executiva Estadual. Seu objetivo claro e público era definir politicamente a candidatura que o partido irá apresentar para governador nas eleições de 2014.
A Executiva abriu o processo de discussão de novos nomes para o governo, após o comunicado recebido sábado passado, dia 10 de maio, do próprio professor Vladimir Safatle, afirmando que ele não seria mais candidato.
Em seguida, a Executiva Estadual lançou nota – redigida de comum acordo com o companheiro Safatle – comunicando publicamente sua decisão. Na ocasião, ele nos autorizou a publicá-la internamente, abrindo o debate para outras postulações.
Neste sábado, 17, Vladimir Safatle, apesar de implicitamente negar a nota interna que ele mesmo ajudou a escrever, não recolocava seu nome à disposição para votação no Diretório Estadual do partido.
Tanto é assim, que seu nome não foi levado a voto. Apenas houve, por parte de um setor do partido, o pedido para que o Diretório Estadual desse um prazo de mais dois dias para que o professor Vladimir Safatle tomasse a decisão de ser ou não candidato.
O Diretório Estadual compreendeu que dera todo o tempo possível para o professor Safatle decidir ser candidato. Desde sua filiação em setembro a direção partidária insistiu para que ele fosse candidato e envidou todos os esforços para isso.
Houve um entendimento majoritário no interior do partido da necessidade de escolha de um novo nome, uma vez que o tempo hábil para construir uma candidatura tornou-se exíguo e o partido precisa, em tempo recorde, articular alianças, definir nomes para o Senado, vice-governador e a chapa de candidatos proporcionais.
O nome do jornalista e historiador Gilberto Maringoni não foi aprovado em contraponto ao nome do professor Vladimir Safatle. Mas, juntamente com o companheiro José Hélio (Mairiporã), foi trazido para apreciação do Diretório Estadual.
Gilberto Maringoni foi aprovado por 23 votos e uma abstenção. Seu nome é o indicado politicamente pela Direção Estadual do PSOL SP legitimamente eleita no 4º Congresso Estadual do partido e será submetido à homologação na Convenção Estadual do PSOL SP que ocorrerá no dia 14 de junho.
Paulo Bufalo
Presidente Diretório Estadual do PSOL SP
Veja as notas e cartas: