No dia 22 de fevereiro o PSOL SP e a Fundação Lauro Campos deram a largada no debate de propostas alternativas para a disputa eleitoral de 2014. Cerca de 300 pessoas compareceram na Câmara Municipal de São Paulo para ouvir e debater com Chico de Oliveira, Paulo Arantes, Laymert Garcia dos Santos, Paulo Bufalo e Vladimir Safatle. A próxima mesa do ciclo de debates Governar após junho será no dia 12 de março, às 19 horas, e contará com a participação do engenheiro Lucio Gregori, do presidente do Sindicato dos Metroviários de SP Altino Arantes e de um representante do Movimento Passe Livre, o MPL de SP.
Lucio Gregori foi secretário municipal de transporte na gestão Luiza Erundina no final da década de 80. Um dos idealizadores do projeto Tarifa Zero, Lucio faz um debate mais amplo sobre o transporte como direito básico e sobre a necessidade de uma reforma orçamentária que garanta justiça tributária.
O Sindicato dos Metroviários está a frente da defesa dos direitos dos usuários do Metrô e do combate às privatizações, ao sucateamento e à corrupção representada pelo governo tucano. Já o MPL tem sido vanguarda na luta pela Tarifa Zero na cidade de São Paulo, o movimento defende um projeto de lei de iniciativa popular e está numa campanha de coletas de assinaturas para apresentar o projeto ao legislativo municipal. O MPL também esteve à frente das lutas contra o aumento das passagens de ônibus, trem e metrô que resultaram nas megas manifestações de junho de 2013 e obrigaram os governos a reverem o aumento.
O Seminário Governar Após Junho seguirá por todo o primeiro semestre e também terá mesas em cidades do interior, do litoral e da Grande São Paulo. Tais debates foram pensados como um fórum aberto de discussões a respeito dos desafios para um governo de esquerda que queira estar à altura dos acontecimentos atuais e da insatisfação social.
Veja abaixo a programação do Seminário:
22 de fevereiro (sábado) – 13h30 – Governar após junho
12 de março (quarta-feira) – 19h – Transporte público e política urbana
29 de março (sábado) – 13h30 – Segurança Pública e direitos humanos
12 de abril (sábado) – 13h30 – Direito à cidade, habitação e o legado da Copa do Mundo
26 de abril (sábado) – 13h30 – Política econômica, trabalho e emprego
10 de maio (sábado) – 13h30 – Saúde mental e política de drogas
24 de maio (sábado) – 13h30 – Democracia Direta
7 de junho (sábado) – 10h – Educação
10 de junho (terça-feira) – 19h – Ecologia
Todos os debates acontecerão na Câmara Municipal, Viaduto Jacareí, 100 – Centro.