Chapa 1 – Para o PSOL Continuar Necessário – 11 votos – 3% – 2 membros no DN – Nenhum membro na Executiva
Chapa 2 – Unidade Socialista por um PSOL popular – 201 votos – 52% – 32 membros no DN – 10 membros na Executiva
Chapa 3 – Bloco de Esquerda – 175 votos – 45% – 27 membros no DN e 9 membros na Executiva.
O Diretório Nacional é composto de 61 membros e a Executiva Nacional de 19 membros. O presidente foi indicado pela chapa que obteve mais votos, a Unidade Socialista, e será o professor Luiz Araújo, ex. deputado estadual no Pará e ex. presidente do INEP. Luiz também foi membro da Executiva Nacional do PSOL eleita no 1º Congresso do partido em 2007. Os demais cargos da Executiva Nacional do PSOL serão definidos pelas chapas de acordo com os votos obtidos, no PSOL vigora a proporcionalidade qualificada, que possibilita que as chapas indiquem seus membros de acordo com a relação de votos obtidas. A primeira chamada, no caso a presidência, foi da chapa que obteve mais votos, a chapa 3 faz agora a segunda chamada.
O Congresso reuniu 392 delegados e delegadas eleitos com base em mais de 700 plenárias em todo o país que reuniram aproximadamente 20 mil militantes e filiados do partido.
O processo teve início em agosto com as plenárias municipais, realizadas até meados de setembro, com os congressos estaduais em outubro e agora com o Congresso Nacional em final de novembro e início de dezembro.
Além de eleger a nova Direção Nacional do partido, aprovar as resoluções sobre Conjuntura internacional e nacional, plano de lutas e construção partidária, o Congresso aprovou também o nome do senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP) como pré-candidato do partido à presidência da República.