Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta (27 de setembro) aponta o socialista com 10% e a candidata petista com 7%. Apesar de toda a diferença de recursos entre as duas candidaturas. Infelizmente a direita tradicional ocupa as duas primeiras colocações e pode haver segundo turno entre duas posições conservadoras. Mas cresce na cidade a candidatura à esquerda de Raul Marcelo que pode surpreender nesta reta final. Veja matéria sobre a pesquisa publicada no jornal Cruzeiro do Sul.
Abaixo matéria do jornal Cruzeiro do Sul – Sorocaba
Resultado reforça hipótese de 2º turno
Resultado da segunda pesquisa com sondagem de intenção de voto para escolha de prefeito em Sorocaba divulgada ontem reforça que a disputa na cidade será resolvida em segundo turno. Conforme o levantamento realizado pelo Ibope sob encomenda da TV Tem o candidato do PMDB, Renato Amary se mantém na primeira posição, com 37% das manifestações, mas é seguido, agora mais de perto, pelo tucano Antonio Carlos Pannunzio, com 32%.
Raul Marcelo (Psol) detém 10% da preferência do eleitorado e ultrapassou a petista Iara Bernardi que passou a contar com 7%. Brancos e nulos somam 8%, e deixaram, ou não souberam responder, 6%. A margem de erro estipulada é de 4% para mais, ou para menos, o que faz com que os dois concorrentes posicionados nos primeiros lugares estejam tecnicamente empatados. Comparativamente à primeira consulta do mesmo Instituto, quando detinha 35% das intenções de voto, o peemedebista Renato Amary apresentou margem de crescimento menor: apenas dois pontos percentuais. Pannunzio teve, desde então, um desempenho considerável e cresceu seis pontos percentuais (tinha, antes, 26%).
Iara Bernardi perdeu o terceiro lugar em que se mantinha, oscilando de 9% para 7%. Com isso, cedeu espaço a Raul Marcelo que subiu de 9% para 10%. Coincidência, ou não, a oscilação para menos aconteceu no momento em que a campanha petista ganhou o reforço das intervenções do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Ibope também apurou o nível de rejeição dos candidatos. A concorrente do PT lidera nesse campo, com 34% das declarações dos entrevistados. A rejeição da candidata cresceu bastante, tomando-se por base o resultado da primeira pesquisa, quando alcançava 25%.
A rejeição a Antonio Carlos Pannunzio alcançou a 21% dos consultados. Raul Marcelo tem rejeição de 23% dos consultados e Renato Amary 24%. Uma projeção para o segundo turno, revelou que Amary poderia vencer Pannunzio, seu adversário mais direto, por 43% a 35%. O Ibope entrevistou 602 pessoas entre os dias 24 e 26 (segunda e quarta-feiras desta semana).
Candidatos se manifestam
Por meio das respectivas assessorias, os “prefeituráveis” se manifestaram sobre o resultado da pesquisa. Antonio Carlos Pannunzio adotou um tom cauteloso e preferiu atribuir o desempenho ao trabalho que desenvolve. “Estamos crescendo e acreditamos que vamos chegar à vitória. Nas ruas, sentimos que estamos muito bem”, diz o texto da nota encaminhada à redação do Cruzeiro do Sul. Raul Marcelo foi menos modesto e considerou o momento atual “excelente”.
“Temos o menor tempo no rádio e na televisão, nossa campanha é feita com poucos recursos, mas é sincera, propositiva. Estamos longe das baixarias e dos ataques gratuitos que tanto cansam e desrespeitam os eleitores. Quero, aliás, aproveitar o espaço e agradecer ao apoio que temos recebido. A pesquisa só comprova aquilo em que sempre acreditamos: estaremos no segundo turno e, aí sim, teremos outra eleição”.
Iara Bernardi disse que o resultado do levantamento não condiz com a realidade com que tem se deparado nas ruas. “Com o devido respeito, não podemos levar a sério, nem entender como correta uma pesquisa que nos coloca em posição de desvantagem. No contato com a população, observamos exatamente o contrário: as pessoas manifestam-se a favor da nossa candidatura, somos bem recebidos. Por isso, vamos continuar o trabalho sem ficar preocupados com pesquisa. Estaremos, seguramente, no segundo turno”.
A assessoria do candidato do PMDB, Renato Amary, foi contatada à tarde pela reportagem quando ficou de encaminhar um posicionamento do mesmo tão logo o resultado da pesquisa fosse divulgado. No novo contato mantido pouco antes das 20h, outra pessoa do staff de campanha atendeu e informou que a responsável teria “ido embora”. Assim que soube do que se tratava, ficou de providenciar o envio da resposta, o que não aconteceu. A reportagem insistiu e deixou recado no celular, mas também não obteve retorno.