O candidato ao Palácio da Cerâmica do Psol, Fernando Turco, disse que vai lutar pelo cartão de integração para o Grande ABC no mesmo estilo do Bilhete Único usado na Capital. O benefício deverá integrar ônibus intermunicipal e trem.
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
“Temos de ver além do Consórcio, com a SPTrans e EMTU, para que seja estendido até a cidade de São Paulo.” A ideia é que o cidadão utilize o transporte público durante três horas com a cobrança de apenas uma taxa.
O socialista defende também que o cartão Sits (Sistema Integrado de Transporte de São Caetano) possa ter o período de três horas de uso sem custo adicional. O novo sistema será implantado até o mês que vem na cidade. No entanto, os usuários terão o benefício por apenas uma hora.
Outro projeto é colocar nos pontos de ônibus sinalização que informe as linhas e seus respectivos itinerários. “Todos os pontos devem ter proteção suficiente contra o sol e chuva para quem fica lá. É direito das pessoas.” Também deseja eliminar degraus e obstáculos no interior dos ônibus da frota municipal para resolver problemas de acessibilidade.
Além disso, pretende incentivar a carona solidária. “Não vejo outra solução a não ser a mudança de cultura para que pessoas abandonem o veículo individual.”
Turco acredita que o debate realizado anteontem pelo Diário e os demais que participou o ajudaram a conseguir votos. “Achei que consegui mostrar a posição do Psol e nossas principais propostas.” Segundo o prefeiturável, a diferença é que ele não está na batalha entre situação, representada pela candidata Regina Maura Zetone (PTB), e a oposição, do PMDB, com o vereador Paulo Pinheiro.