O candidato do PSOL à prefeitura de São José dos Campos, Gilberto Silvério, foi entrevistado ao vivo nesta quinta-feira (23) no Jornal Vanguarda (Globo) pelo apresentador Ademir Ribeiro.
Clque aqui para ver a íntegra, em vídeo, da entrevista com Gilberto Silvério. Abaixo, leia a transcrição das perguntas e respostas.
Ademir Ribeiro:Boa noite, candidato.
Gilberto Silvério: Boa noite, Ademir. Boa noite ao povo trabalhador de São José dos Campos.
Ademir Ribeiro: Candidato, o senhor é advogado, tem uma experiência ligada a vida sindical, mas que experiência política, como administrador e como gestor o senhor tem para assumir uma cidade que é a maior cidade da região?
Gilberto Silvério: Ademir, eu sou formado em direito e tenho especialização em direito do Estado. Eu tive o contato, inclusive, com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e prestei consultorias para vários municípios do nosso país e para Estados. E tenho nos últimos anos, nos últimos 12 anos, pelo menos, experiência com o serviço público. Então, na verdade nós temos muito para dar e mais importante do que a experiência é o compromisso. Para quem se governa. E é aí que a nossa história, a história do PSOL, ela se credencia para realmente dizer que nós vamos fazer um governo totalmente diferente, um governo voltado para quem realmente precisa. Eu, por exemplo, tenho história ligada ao movimento estudantil secundarista universitário. Eu sei o que é acordar duas horas da manhã, três horas da manhã, estar junto aos trabalhadores das fábricas, garagens de ônibus, eu estive debaixo de acampamento com os sem-terra, com os sem-teto, tive agora com os trabalhadores do Pinheirinho, com os trabalhadores da GM. Então, nós temos experiência de luta e compromisso com o povo trabalhador da nossa cidade.
Ademir Ribeiro: Candidato, eu li seu plano de governo e a primeira de todas as primeiras prioridades, o senhor colocou acabar com a corrupção. A gente sabe que a corrupção não está só na vida pública, está em vários setores da sociedade. Emuitos políticos já prometeram combater os marajás e decepcionaram o eleitor.Qual a solução o senhor tem para acabar com a corrupção?
Gilberto Silvério: Ademir, a primeira coisa é dar o exemplo na campanh aeleitoral. O PSOL, ele é contra o financiamento privado de campanha, porque é aqui que começa o processo de corrupção. É daqui que nasce o esquema do mensalão, que é essa grande vergonha nacional, o maior escândalo de corrupção da história da República é o mensalão, é o ‘esquema Cachoeira’, o mensalão do PT, esquema Cachoeira do PSDB. E para nós, quem deve financiar a campanha do PSOL é o povo trabalhador, não aceitamos um centavo, um real de empresa ou de empresário. Essa é a primeira coisa. A segunda coisa é que nós não vamos pestanejar em fazer uma grande auditoria nos contratos, seja com empresas terceira de saúde, terceiros da educação. Todosos contratos onde houver sequer um um indício de corrupção, nós vamos atuar. E nós vamos também criar a Câmara do Povo, que vai fiscalizar toda e qualquer real do orçamento, vai decidido pela população. O povo que vai dizer onde e como vai ser usado o dinheiro público.
Ademir Ribeiro: Candidato, em seu programa de governo, o senhor fala em municipalizar o transporte coletivo. E alguns exemplos aqui, combater o uso do carro, baratear o uso do carro, dar passagens de graça aos domingos e para desempregados. Com que dinheiro o senhor vai fazer tudo isso?
Gilberto Silvério: O dinheiro que nós vamos investir no transporte coletivo é o lucro que nós vamos tirar das empresas, porque transporte é um direito social e tem que ser garantido pelo poder público. Então, nós vamos municipalizar. Quem vai mandar no transporte coletivo vai ser a prefeitura.
Ademir Ribeiro: Mas, o transporte não daria prejuízo para a cidade, candidato, desse jeito?
Gilberto Silvério: Transporte é direito social e tem que ser garantido para a população. Tem empresário de ônibus aqui na cidade que se tornou dono de frota de aviação, de companhia aérea, para se ter uma idéia de como dá lucro. Então na verdade, o transporte não é para dar lucro, é para dar bem estar, para evitar fila, para garantir o cobrador nos ônibus.
Ademir Ribeiro: Mas, a prefeitura precisa do recurso, da onde o senhor vai tirar esse recurso?
Gilberto Silvério: Vai ser cobrada a tarifa, obviamente, Ademir, mas vai ser a tarifa social, de acordo com as possibilidades de quem pode pagar. Então vamos eliminar o lucro do transporte coletivo e vamos cobrar, mas a tarifa justa. Vamos baratear substancialmente o transporte coletivo na cidade.
Ademir Ribeiro: Candidato, o senhor tem uma casa em Jacareí, é ligado ao Sindicato dos Químicos em Jacareí e também tem uma casa aqui em São José dosCampos. O senhor é mais ligado, parece, dá a impressão, de que o senhor é mais ligado a vida de Jacareí. Por que o senhor escolheu São José dos Campos para tentar ser prefeito?
Gilberto Silvério: Quando eu vim para São José, quando eu vim de Minas, eu vim para São José dos Campos. E na verdade eu tenho uma relação, como eu disse, eu sou de vários municípios do Brasil. E em relação a Jacareí, em realmente tive uma experiência muito boa lá.
Ademir Ribeiro: O senhor mora aqui em São José?
Gilberto Silvério: Eu moro em São José dos Campos e queria aproveitar para dar um grande abraço para Jacareí, porque eu tenho um respeito muito grande por essa cidade. Porque minha mãe ensinou que nós não devemos cuspir no prato que a gente come. Então eu agradeço muito a cidade de Jacareí, que me deu essa experiência inclusive para dizer que o PT também governa para os ricos, eu estive lá e participei disso, daquele governo e o PSDB também. Então eu tenho cadeira para dizer que esses dois partidos não governam para o povo trabalhador e o PSOL governar e eu sou candidato a prefeito de São José dos Campos e vou usar toda a minha experiência e o meu compromisso com os trabalhadores para fazer dessa cidade modelo nacional.
Ademir Ribeiro: Ok candidato, muito obrigado pela sua participação no nosso Jornal Vanguarda.
Gilberto Silvério: Eu que agradeço, Ademir. Boa noite a todos.