O presidente do Psol Campinas, Arlei Medeiros, indicado pelos companheiros como pré-candidato à prefeitura da cidade, assinou uma carta compromisso do Programa Cidades Sustentáveis, que reuniu em São Paulo, políticos que priorizam o meio ambiente como pauta.
O programa Cidades Sustentáveis tem o objetivo de mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. O pacto já foi assinado em 650 municípios, muitos na Europa.
Ao assinar a carta os políticos se comprometem em desenvolver políticas públicas para a preservação dos recursos naturais, a trabalhar para que haja uma ocupação urbana ordenada, a valorizar cada vez mais a participação da comunidade na tomada de decisões, entre outros aspectos relevantes.
Para conhecer na íntegra o Programa Cidades Sustentáveis e a carta compromisso assinada por pré-candidatos e partidos políticos é só acessar o site: http://www.cidadessustentaveis.org.br/
O partido se posicionou contra a aprovação pelo Congresso Nacional, do projeto de lei do Código Florestal. Para nós da frente Socialismo e liberdade muitos artigos ainda não priorizam a qualidade de vida dos pequenos produtores e a exploração sustentável dos recursos naturais.
Para Uma grande rede de organizações da sociedade civil está aproveitando as eleições municipais de 2012 para colocar a sustentabilidade na agenda da sociedade, dos partidos políticos e dos candidatos. Neste sentido foi lançado o Programa Cidades Sustentáveis que oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, enriquecida por casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade. São grandes os desafios e, para sermos exitosos em ações que contribuam com a sustentabilidade, será necessário o envolvimento de cidadãos, organizações sociais, empresas e governos.
Do site do PSOL Campinas: www.psolsp.org.br/campinas