Nesta sexta-feira (11/5), o PSOL realizou um animado protesto na Praça Mário Lago (Buraco do Lume), centro do Rio de Janeiro. Os militantes do partido e cidadãos que aderiram ao ato vestiram lenços brancos na cabeça, para ironizar as fotos do governador Sérgio Cabral (PMDB), de secretários dos governos estadual e municipal e de Fernando Cavendish em Paris. As fotos foram divulgadas há uma semana, sem que as informações sobre o custo da viagem, nem da relação entre o governador e o ex-presidente da Delta ficassem claras.
O PSOL está buscando respostas para a viagem nas três esferas de poder. No Congresso Nacional, o deputado federal Chico Alencar, líder do partido, reivindica o depoimento de Cabral na CPMI de Cachoeira. Ao lado de Marconi Perillo (PSDB-GO) e Agnelo Queiroz (PT-DF), ele é um dos governadores com relações suspeitas com o esquema do especulador Carlinhos Cachoeira. “Não podemos deixar haver blindagem de ninguém nessa CPMI”, adverte Chico.
Na Alerj, os deputados estaduais Marcelo Freixo e Janira Rocha entraram com um pedido de CPI para investigar as relações entre Cabral e Cavendish. E na Câmara Municipal, os vereadores Eliomar Coelho e Paulo Pinheiro enviaram requerimento de informações sobre a presença do secretário municipal de urbanismo, Sérgio Dias. Toda sexta-feira, às 12h30m, o PSOL faz prestação de contas dos mandatos de seus parlamentares no local. A Praça Mário Lago fica no cruzamento entre a Avenida Rio Branco e a Rua São José.