Neste sábado, o diretório municipal do PSOL de São Caetano do Sul escolheu Fernando Turco, presidente do partido na cidade, para disputar a prefeitura nas eleições de 2012.
Após intensa rodada de discussão em torno de quatro nomes, incluindo Turco – Thiago Cavallini, secretário-geral; Daniel Monteiro Lima, secretario de formação política; e Pedro Minamidani, membro da executiva – o partido entrou em consenso unanime para lançar seu próprio candidato. Em discurso ao final do encontro, Turco agradeceu aos companheiros do partido e enfatizou que retribuirá a confiança de todos. “Com muito entusiasmo, trabalho e dedicação, faremos uma campanha de alto nível”, afirmou. “Não deixaremos de apontar soluções para os grandes problemas da cidade, como a verticalização desordenada, a falta de infra-estrutura de mobilidade urbana, o aumento constante dos impostos, o meio ambiente poluído, a falta de áreas verdes e a segurança publica precária”.
Ao encabeçar a chapa majoritária do partido, Turco também busca fortalecer o grupo de pré-candidatos que disputa uma vaga na Câmara Municipal em outubro. “Junto com o partido, a prioridade agora é elaborar nosso plano de governo e também formar uma numerosa, aguerrida e consistente chapa de pré-candidatos a vereadores e vereadoras que farão o diálogo com a população de São Caetano e estarão dispostos a ganhar corações e mentes”.
Para enfrentar um cenário político arraigado no clientelismo e dominado por um grupo que se acomodou no poder, Turco contará com o apoio do Deputado Federal Ivan Valente (PSOL-SP), que esteve recentemente em São Caetano para discutir as principais diretrizes do partido no ano eleitoral. Na ocasião, Valente ressaltou as lutas que os membros do PSOL travam na cidade contra o grupo que está no poder há 30 anos. “A cidade está há quatro anos sem oposição de verdade na Câmara”, afirmou o deputado. “Teremos candidaturas engajadas para polarizar com os grupos conservadores da cidade. O partido é capaz de cativar um eleitorado de qualidade e atrair pessoas progressistas”.
A chapa de pré-candidatos à Câmara já conta com alguns nomes confirmados, entre os quais, o ex-vereador Horácio Neto, Thiago Cavallini, e Ivany Sanches, que foi candidata a vice-prefeita em 2008.
Sobre Fernando Turco
Fernando Turco é presidente municipal do PSOL São Caetano desde 2007. Foi o coordenador geral das campanhas de Horácio Neto a prefeito (2008) e a deputado estadual (2010). Casado e pai de duas filhas, Turco formou-se em 1983 bacharel em administração de empresas na modalidade comércio exterior pela USCS (IMES), faculdade onde começou sua trajetória de líder estudantil. Foi também secretario-geral da União Estadual dos Estudantes (UEE-SP) período que marcou sua trajetória no combate contra a ditadura militar e pela redemocratização do País. Comerciante e também representante comercial, licenciou-se de suas atividades na iniciativa privada entre 2002 e 2003 para assessorar o subprefeito da Casa Verde, Cachoeirinha e Limão, na cidade de São Paulo, sendo responsável pela Habitação e Implantação do Plano Diretor. Após 25 anos de militância no PT, em 2006 rompeu com o partido por discordar dos caminhos tomados após a chegada ao poder e ingressou no PSOL.