A bancada do PSOL vai começar, nesta terça-feira (20/03), a coletar assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o esquema de corrupção no hospital de pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A fraude em licitações e o pagamento de propina foram denunciados em reportagem do programa Fantástico, ontem.
Os flagrantes, gravados dentro do hospital, revelam que o esquema fraudava licitações para contratação de serviços, como coleta de lixo hospitalar e fornecimento de refeições. Três das empresas citadas na reportagem receberam meio bilhão de reais em contratos.
“Temos que apurar esse esquemão das propinas na saúde pública. Há necessidade urgente de intervenção do Estado”, afirma o líder do PSOL, deputado Chico Alencar.
A CPI vai investigar as falhas do atual sistema de licitações, os contratos firmados pela União com empresas, inclusive as investigadas pelo Ministério Público, e a atuação dos setores de controle interno dos órgãos e da Corregedoria Geral da União
“Será a CPI dos Corruptores. E a CPI é o instrumento democrático mais adequado e eficaz para investigar a fundo estas questões”, argumenta Chico Alencar.
Do site da Liderança do PSOL na Câmara dos Deputados