O PSDB lançou uma nota supostamente criticando o governo federal do PT em relação a reintegração de posse do bairro do Pinheirinho em São José dos Campos. Antes de mais nada a nota em si é uma manobra consciente colocando uma falsa polarização entre o PT e o PSDB, escondendo que ambos os partidos estão contrários a sua maneira a luta dos moradores do Pinheirinhos e tanto a prefeitura de São José dos Campos, o Estado de São Paulo e o Governo Federal não fez absolutamente nada para responder e resolver o drama dos moradores do Pinheirinhos mostrando que o Estado não está lá para poder servir os interesses dos trabalhadores e do povo pobre e sim dos grandes capitalistas.
É preciso dizer que o ‘’Brasil Potência’’ encabeçado pelo PT é sustentado através de trabalho precário e marcado por fortes contradições entre as classes, se refletindo nos trabalhadores de Jirau no PAC e nas obras da Copa do Mundo de 2014. É justamente no governo onde que ‘’os ricos ficaram mais ricos’’ e que podemos dizer também que os trabalhadores e o povo pobre ficaram cada vez mais pobres é pessoas como os trabalhadores de Jirau e moradores do Pinheirinhos não tem condições materiais de ter uma casa digna e no caso do ultimo nem isso tem. É colocar inveja num partido burguês claramente neoliberal que encabeçou o processo de privatização no Brasil, retirou direitos dos trabalhadores e do povo pobre e flexibilizou e precarizou as relações de trabalho e isso o PSDB como um partido burguês pode não pode criticar pelo contrario só tem elogios ao governo do PT.
Um dos argumentos reacionários do PSDB em relação a questão do Pinheirinhos é não tratar a situação do local como não política. Primeiramente o PSDB fragmenta as esferas entre a esfera do social, político e podemos claramente colocar a esfera da economia. Não podemos negar que o PSDB enxerga estas relações fragmentadas, pois como um partido burguês esconde que com a dinâmica das relações capitalistas aumentam as contradições entre as classes aumentando a miséria e a pobreza e politicamente o Estado não passa de ser uma esfera que administra os negócios da burguesia, mas sim que o Estado serve para atender os interesses da nação (legitimando e atendendo os interesses da burguesia), que a esfera econômica é algo particular (ou seja que as relações entre ‘’compra e venda da força de trabalho’’ é algo que tem que ser tratado em particular entre patrão e emprego pois supostamente ambas as partes tem condição igual para uma negociação) e que se o individuo está na situação de miséria é culpa apenas do individuo (pois ele seria um fugaz, pois supostamente o sistema capitalista da chances iguais para todos subirem na vida).
Para o PSDB e demais setores da burguesia brasileira, problema social tem que ser tratado através da policia ou seja a maneira que a Prefeitura de São José dos Campos junto com a justiça estadual e municipal tratou a questão do Pinheirinhos é a maneira que a burguesia brasileira que nunca cumpriu um papel progressista na historia trata esta situação para poder frear a luta de classes e assim continuar mantendo a sua dominação de classe. Mas a burguesia brasileira sabe perfeitamente que é preciso dar algumas migalhas, concessões e se utilizar da política do favor para também poder frear a luta de classes refletindo na hipocrisia da própria prefeitura de São José dos Campos em retirar as casas dos moradores mas em contrapartida dar um sabonete, um colchão e falar que está oferecendo assistência para as famílias que foram retiradas de sua casa por ela própria. A burguesia brasileira que demonstra claramente nojo e odeia os trabalhadores e o povo pobre, dá algumas migalhas do seu pão para os setores que ela mais odeia demonstrando supostamente uma comoção, pena e dó e isso se reflete nas suas política de pequenas concessões ações que a Juventude da OPUS DEI, seita obscurantista que apoiou Franco na Espanha na qual Geraldo Alckmin é ligado pode fazer.
Certamente os morados do Pinheirinhos precisam ser cercado de solidariedade e isso poderá ser feito com solidariedade de classe, lutando por um plano de obras publicas que garanta moradia digna para quem precisa controlado pelo os sindicatos e organizações populares, pelo fim da terceirização e efetivação de todos os funcionários terceirizados (no caso do setor publico sem concurso), expropriação de todas as casas que tiveram sob o controle da especulação imobiliária, expropriação da fortuna de Naji Nahas e imposto progressivo sob as 10 maiores fortunas de São José dos Campos para poder recompor as perdas materiais dos moradores com a reintegração de posse e punição a todos os culpados pela repressão policial na reintegração de posse do Pinheirinhos. Não podemos ter ilusões no programa habitacional da prefeitura de São José dos Campos que garante casa num futuro eqüidistante, que enquanto isso a especulação imobiliária lucra milhões em São José dos Campos. De acordo com uma das moradores do Pinheirinhos, ela está esperando pela casa da prefeitura durante 16 anos e não nunca manteve resposta a favor em relação a casa.
Por sua vez durante os 10 anos, o PT não teve nenhuma política que garantisse moradia digna para quem precisa pois foi aumentou o numero de empregos precário como nas obras do PAC fazendo com que os trabalhadores não tivesse o mínimo de condição material para ter e se manter numa casa, o programa habitacional de São José dos Campos do PSDB não é a solução para o problema habitacional que assola o pais. A única maneira de dar uma resposta para o problema de moradia é lutando por estas demandas na qual a burguesia não pode dar uma resposta para este problema que assola a grande maioria dos trabalhadores e do povo pobre.
Como na prisão dos 73 presos políticos da USP, o PSDB novamente fala ser o paladino defensor da democracia. Se levarmos em consideração que a maioria dos teóricos que elaboraram sobre a democracia era contra os direitos democráticos dos trabalhadores e do povo pobre, que argumentava que era necessário ‘’deter a ditadura da maioria com o porrete para poder manter a ordem da nação’’ o PSDB pode ser considerado um partido que pode falar sobre a democracia, mas é exatamente este partido que está na linha de frente quando se diz respeito a retirar direitos dos trabalhadores e do povo pobre como demonstra mais uma vez no caso dos moradores do Pinheirinhos.
Formalmente, o supremo tribunal da justiça tem que submeter ao supremo tribunal federal que na hora da reintegração de posse ordenou que o comandante da PM parasse com ação mas isso obviamente não foi feito. Alckmin ao defender os interesses do empresário corrupto Naji Nahas, demonstrou que a Justiça defende os interesses de classe da burguesia . Mas enfim, o que falar do PSDB que nega a existência de mortos na operação de reintegração de posse enquanto até a ONU reconhece a existência de assassinatos pela policia militar na operação de reintegração de posse e enquanto surge denuncias de que a prefeitura está escondendo os corpos dos mortos. Seria apenas uma armação de mentiras da industria petista ou a realidade que o PSDB está tentando jogar para de baixo do tapete.
Por fim a nota reacionária que o PSDB soltou não é contra o PT e sim contra todos os moradores do Pinheirinhos que resistiram durante 8 anos e foram massacrado pela policia e tiveram 7 mortos pela ação da policia militar incluindo crianças. Os trabalhadores e o povo pobre não pode ter ilusões no PT e nem no PSDB e nem na suas respectivas políticas que visa a confusão , pois as suas demandas não vão ser atendidas. Os moradores do Pinheirinhos demonstram o caminho a ser seguido para arrancar os nossos direitos e enfrentar a crise capitalista que está aproximando no Brasil, pois somente a mobilização dos trabalhadores e do povo pobre pode colocar um basta a política da burguesia.
Postado por Guilherme de Almeida Soares