Postado: Rede TV
Marcelo Freixo, deputado estadual do PSOL e pré-candidato à prefeitura do Rio, diz que a mílicia é o "verdadeiro crime organizado" da cidade. "O que nós chamamos de narcotráfico do Rio de Janeiro, principalmente esse que ganha visibilidade na televisão, que é o da favela, é o crime do varejo. A milícia é o crime organizado por agentes públicos dentro do estado, é projeto de poder." Freixo acredita que a legalização da maconha pode ajudar no combate ao narcotráfico. "O Brasil já tem a terceira população carcerária do mundo. É o efeito dessa guerra às drogas. Então, você precisa ter um outro plano. É preciso fazer com que a saúde pública possa agir." O deputado defende a proibição do comércio de armas de fogo no Brasil. " O Estado não controla o comércio legal das armas. É um caos o domínio sobre a circulação de armas e munições no país", diz.
Neste segundo o bloco, o deputado diz que é preciso escapar da armadilha "o que é pior: narcotráfico ou milícias?" e que o dever do Estado é enfrentar o crime. Também fala que só nas favelas do Rio os membros do crime organizado são retratados como pessoas pobres.
No último bloco, Freixo afirma que transferir a responsabilidade do Estado, que combate o crime, para o cidadão que consome drogas, não ajuda em nada nesse tipo de política de segurança. O parlamentar também defendeu que o Brasil precisa passar pela experiência de "legalizar a maconha" e citou o caso da Colômbia como exemplo.