MOÇÃO DE APOIO DE REPRESENTANTES DE TODO O BRASIL
MEMBROS DO COLEGIADO SETORIAL DE TEATRO
Brasil, 26 de julho de 2011.
Nós, membros do Colegiado Setorial de Teatro, eleitos por delegados de todos os estados da federação durante a pré-conferência setorial que antecedeu a II Conferência Nacional de Cultura, manifestamos nosso total apoio as reivindicações do Movimento dos Trabalhadores da Cultura que teve inicio através da ocupação da Funarte – SP, realizada nesta segunda-feira dia 25 de Julho de 2011 e que se estende.
Consideramos essa ação de extrema importância para o alerta à situação atual das políticas culturais. É notório o grande retrocesso em relação ao debate e avanços realizados nacionalmente nos últimos anos, onde se estabeleceu um novo modelo de gestão pública e participativa na cultura no país. Há um histórico de conquistas sendo forçado ao esquecimento, com o que não podemos concordar!
Com os nossos cumprimentos e votos de resistência cultural,
Colegiado Setorial de Teatro do CNPC/MinC
CARLOS HENRIQUE LISBOA FONTES (RN)
CLEBER RODRIGO BRAGA DE OLIVEIRA (PR)
CRISTIANO PENA (MG)
DEMETRIO NICOLAU (RJ)
FERNANDO OLIVEIRA CRUZ (MS)
GUILHERME ALVES CARVALHO (DF)
JANDEIVID MOURA (MT)
LENINE BARBOSA DE ALENCAR (AC)
LEONE SILVA (SC)
MARCIO SILVEIRA DOS SANTOS (RS)
PEDRO VILELA (PE)
RAIMUNDO NONATO TAVARES RAMOS (AM)
THIAGO REIS VASCONCELOS (SP)
VIRGÍNIA LÚCIA DA FONSECA MENEZES (SE)
WLADILENE DE SOUSA LIMA (PA)
ANTÔNIO DELGADO FILHO (GO)
CLAUDIA SCHULZ (RS)
ELCIAS VILLAR CARVALHO (RO)
ELIZANDRA ROCHA ARAÚJO (MA)
FÁTIMA SOBRINHO (BA)
JOAQUIM RODRIGUES DA COSTA (PR)
LEONARDO LESSA (MG)
MÁRCIO SERGINO (RR)
MARIA NEVES GARCIA (DF)
PAULO RICARDO SILVA DO NASCIMENTO (PA)
RICHARD RIGUETTI (RJ)
ROSA RASUCK (ES)
VALÉRIA DE OLIVEIRA (SC)
VANÉSSIA GOMES DOS SANTOS (CE)
VITOR HUGO SAMUDIO DELASIERRA BRITEZ (MS)
_______________________________________________________
APOIO RIO GRANDE DO SUL
Olá amigos da cultura brasileira.
A pasta ministerial da cultura segue como uma nau desgovernada e toda trincada prestes a afundar de vez.
Cabe a nós artistas e simpatizantes tomar algumas atitudes, nunca dantes tomada na história deste país.
Após muitas conquistas na administração anterior, este governo não tem realizado a continuidade e a crise está estabelecida há muito! Ou vc pega e usa os dedos no teclado para replicar à todos seus contatos esse ato guerreiro dos artistas e simpatizantes de SP, que invadiram a Funarte ontem e hj correm sérios riscos de prisão e agressão fisica e moral. Ou desista de ser brasileiro!
É inadimissivel a situação da cultura deste país!!!! Uma lástima que tenha chegado a tal ponto!!
Falta diálogo franco e sincero, aberto e repleto de ações reais!!!! Estão fingindo que ouvem a cultura brasileira!
Sinceramente,
Márcio Silveira
_______________________________________________________
APOIO CEARÁ
Fortaleza, 26 de julho de 2011.
Nós, do Movimento Todo Teatro é Político, Fortaleza – Ceará, manifestamos nosso apoio as ações e reivindicações realizadas pelo Movimento dos Trabalhadores da Cultura. A ação de ocupação da FUNARTE SP, nesta segunda, dia 25 de julho de 2011, cria um fato político determinante para nós de todo Brasil.
Nossa luta no Ceará coaduna com as reivindicações apresentadas pelos companheiros. Queremos políticas públicas para a cultura que garantam a continuidade de nosso trabalho.
ARTE PÚBLICA COM DINHEIRO PÚBLICO!
MOVIMENTO TODO TEATRO É POLÍTICO.
_______________________________________________________
APOIO DO PARÁ
A Cia.de Teatro Madalenas, de Belém (PA) apóia a iniciativa.
Estamos aqui na torcida e acompanhando os desdobramentos.
Abraços madalênicos.
_______________________________________________________
APOIO CAXIAS DO SUL – RS
Pessoal!
Força ai… parabéns pela iniciativa!
Aqui no sul estamos torcendo para que tudo isso dê o resultado que esperamos!
Se tiverem links para compartilhar, divulgamos por aqui e tornamos visível o descontentamento geral dos artistas deste Brasil!!!
Aline Zilli (Grupo Ueba Produtos Notáveis)
_______________________________________________________
TRIBUNAL POPULAR DE SÃO PAULO
O Tribunal Popular entende que a cultura, tem centralidade em um projeto igualitário de sociedade. O estado brasileiro, principalmente nos últimos anos, transformou a política cultural em um balcão de negócio para os de cima e um edital com uma infinita burocracia para os trabalhadores da cultura, fato que impede a capacidade criativa.
O que o governo brasileiro repete na Cultura, já o faz na saúde, educação, moradia, entre outras políticas, ou seja, para aqueles que detém o poder econômico tudo, para aqueles que realmente produzem e representam a classe trabalhadora, as piores dificuldade!
Os fatos que se repetem, efetivando a lógica de exploração e expropriação do capital, deixa claro, que o que resta a classe trabalhadora é perder a paciência e lutar!
O Tribunal Popular se solidariza e apóia a luta dos trabalhadores da Cultura e a ocupação da FUNARTE-SP !
_______________________________________________________
APOIO DO MOVIMENTO DAS FÁBRICAS OCUPADAS E DO CONSELHO DE FÁBRICA DA FLASKÔ
O Movimento das Fábricas Ocupadas e o Conselho de Fábrica da Flaskô dá todo o seu apoio aos trabalhadores da cultura que estão nesse momento ocupando as dependências da Funarte, em São Paulo, por políticas públicas que garantam condições dignas de trabalho para os trabalhadores da cultura e, para todo o povo, maior acesso aos bens culturais. Estamos juntos contra as leis de renúncia fiscal, como a Lei Rouanet, que só beneficia a iniciativa privada; pelo imediato descontingenciamento de 2/3 do orçamento destinado à cultura no Brasil; pela aprovação dos Projetos de Emenda Constitucional 236 (que garante a cultura como direito social) e 150 (que prevê a destinação de 2% do orçamento para a cultura). A luta de vocês é a nossa luta!
Saudações,
Sumaré, 26 de julho de 2011.
_______________________________________________________
APOIO DE APOIO DA DIREÇÃO NACIONAL DA CUT
Na condição de membro da direção Nacional da CUT, expresso todo o meu apoio aos trabalhadores da cultura que estão em luta, ocupando as dependências da Funarte em São Paulo, por políticas públicas que garantam condições dignas de trabalho aos trabalhadores da cultura e, para todo o povo, maior acesso aos bens culturais. Estamos juntos contra as leis de renúncia fiscal, como a Lei Rouanet, que só beneficiam a iniciativa privada; pelo imediato descontingenciamento de 2/3 do orçamento destinado à cultura no Brasil; pela aprovação dos Projetos de Emenda Constitucional 236 (que garante a cultura como direito social) e 150 (que prevê a destinação de 2% do orçamento para a cultura). Contem comigo, naquilo que for possível colaborar, para a conquista dessas justas reivindicações.
Saudações CUTISTA,
Severino Nascimento
(Membro da Direção Nacional da Central Única dos Trabalhadores e militante da Corrente Sindical Esquerda Marxista)
Recife, 26 de julho de 2011.
_______________________________________________________
OCUPAÇÃO REVERBERANDO NO RIO DE JANEIRO
Cia. de Teatro contemporâneo CONVOCA!!!
A Cia. de Teatro contemporâneo CONVOCA OS AMIGOS DA CLASSE ARTÍSTICA CARIOCA para uma assembléia na Sede da Cia. a fim de discutir o movimento de ocupação da FUNARTE em São Paulo.
RIO DE JANEIRO, VAMOS NOS POSICIONAR!!!
DIA 07 DE AGOSTO AS 19HS
SEDE DA CIA. DE TEATRO CONTEMPORÃNEO
RUA CONDE DE IRAJÃ 253 – BOTAFOGO
RIO DE JANEIRO
TEL. 25375204
_____________________________________________
RIO DE JANEIRO – LICKO TURLE
Acho importante esta reunião. Há muito tempo que o Rio de Janeiro não se reúne para discutir políticas públicas para a área da cultura. O Prêmio Teatro Brasileiro foi retirado do Procultura, a PEC 150 ainda não foi votada. Tramita no congresso a Lei do Teatro de Rua, entre outras questões. Seria importante que São Paulo enviasse um representante, assim como o SATED-RJ, Grupos e Companhias, CBTIJ, MTR-RJ, Associação de Teatro de Bonecos, APTR e mesmo a Frente Parlamentar de Cultura e outros.
Vamos apoiar esta iniciativa do companheiro Dinho Valadares e abrirmos o debate público sobre políticas públicas, editais, renúncia fiscal e arte pública em nossa cidade.
Chegou a hora de participação política!
Divulguem nas suas redes sociais.
Abs,
Licko Turle
(21) 93397368
Livro Teatro de Rua no Brasil – Acesse o link
_____________________________________________
RIO DE JANEIRO – DINHO VALLADARES
Pedimos aos amigos de São Paulo que se possível enviem um representante
para falar do movimento!!!!!!!!
_______________________________________________________
REDE BRASILEIRA DE TEATRO DE RUA SE ORGANIZANDO
_______________________________________________________
Carta do Ator e Presidente da Funarte, Antonio Grassi ao Movimento de Trabalhadores na Cultura
A luta por mais verbas para a cultura é de extrema importância. Deve ser uma luta de todos os artistas, produtores, técnicos, gestores, enfim, de toda a sociedade brasileira. Ao longo da minha vida, seja como artista, seja como homem público,sempre empunhei esta bandeira. Da mesma forma, mantive postura inflexível na defesa da liberdade, da democracia e dos movimentos populares.
É com tal espírito que a manifestação convocada por segmentos artísticos de São Paulo foi encarada por mim e pela Ministra Ana de Hollanda: os portões da Funarte foram mantidos abertos, a força policial não foi convocada e, desde o primeiro momento, nos declaramos dispostos ao diálogo.
Os principais pontos expressos no manifesto, como as PEC’s 150 e 236 e o Prêmio Teatro Brasileiro encontram-se em discussão no Congresso Nacional. É importante que o debate extrapole os limites dos artistas e fazedores de cultura e chegue aos mais amplos setores da sociedade. Protestos legítimos auxiliam neste processo.
Entretanto, quero ressaltar algumas atitudes que não parecem coadunar com o espírito da luta comum dos artistas brasileiros. Cerrar os portões da Funarte – com correntes e cadeados – ofende nossa história de luta pela liberdade. Impedir o acesso de servidores públicos – ou expulsá-los sob ameaça das dependências da Funarte – relembra momentos terríveis de nosso passado não muito distante. Impedir que artistas, escolhidos por processos públicos para ocupar as salas da Funarte, exerçam a sua profissão não é aceitável sob nenhum aspecto. Impedir o andamento de Editais que estão sendo julgados e que favorecerão a própria classe artística é atirar contra o próprio pé. São fatos que, ao invés de atrair simpatizantes para a causa da cultura, dividem e isolam os movimentos.
Reitero a ampla disposição para o diálogo com os movimentos populares, conforme orientação da Presidenta Dilma, da Ministra Ana de Hollanda, e de acordo com a minha própria história de vida. É o único caminho possível para que a Cultura Brasileira seja finalmente colocada no patamar que merece.
Enviado via iPad
RESPOSTA DO BRASIL À CARTA DO GRASSI
TEATRO EM CORDEL
Sr. Grassi, não tem graça
TECLAR no velho argumento,
enquanto a História passa.
Recicle seu pensamento,
Pois já estamos cansados
De argumentos requentados,
Bla-blá-blá ao sabor do vento…
Seu discurso tem o teor
Dos tempos da Ditadura.
Vou dizer para o senhor:
Dinâmica é nossa Cultura
Cabe só senhor e à Ministra,
Que a Cultura administra
Renovar essa postura.
Edmilson Santini
Teatro Em Cordel
_______________________________________________
Sr. Grassi,
Estamos cansados de tantos blablablás.
Por isso: OCUPAÇÃO JÁ!!!!
Suani Corrêa
____________________________________________
Caro Sr. Grassi,
Cuidado com as comparações.
Não deturpe manifestação de artistas comparando-a com um passado medíocre que o pais teve de sofre.
Ou o Sr. coaduna com este passado ditatorial??
Liberdade ampla, geral e irrestrita as manifestações por um país mais digno.
Aguardamos do Sr. a da Sra. Ministra uma posição mais efetiva com as necessidades dos artistas deste pais.
Veja lá como o Sr. pretende escrever seu nome na historia do pais e da instituição que neste momento administra.
Nós artistas Brasileiros, Artistas, aguardamos uma ação digna de um homem que viveu os momentos de chumbo que o país passou.
Será que o Sr. e Sra. Ministra esqueceram do passado.
Att,
Leo Carnevale
_______________________________________________________