Leia a moção de repúdio aprovada na plenária do Diretório Municipal do PSOL de Araraquara, ocorrida no último sábado dia 06 de agosto, contra os atos do prefeito Marcelo Barbieri na área de vigilância sanitária.
Considerando que a Vigilância em Saúde e Meio Ambiente é um importante instrumento de defesa da Saúde Pública;
Considerando que a Araraquara vivenciou três epidemias de dengue nos últimos quatro anos;
Considerando a confirmação de casos de Hantavírus e a freqüente presença de escorpiões, caramujos, roedores, carrapatos e pombos em pontos da cidade;
Considerando que sem ouvir ninguém, funcionários da área e o próprio Conselho Municipal de Saúde, o governo Marcelo Barbieri resolveu terminar com uma equipe da Vigilância Epidemiológica, a “Equipe de Controle de Fauna Sinantrópica”;
Considerando que o fim da equipe aconteceu por perseguição a funcionários concursados da Prefeitura – diversas matérias jornalísticas comprovam este lamentável fato. E a ação de desmanche foi liderada por cargo comissionado, presidente de partido político na cidade, sem qualquer conhecimento técnico na saúde, o Coordenador da Vigilância em Saúde, Sr. Feiz Mattar;
Considerando, de forma especial, a perseguição ao servidor público Marcelo Roldan, liderança reconhecida dos servidores municipais, com dez anos de serviço público, funcionário sem nenhuma advertência e comprovadamente conhecedor de seu trabalho, foi demitido pelo Sr. Prefeito Municipal, após um processo administrativo repleto de vícios e que durou cerca de seis meses. A decisão do Sr. Prefeito Municipal contrariou parecer jurídico da própria Prefeitura que orientou por uma suspensão. Uma possível e provável reversão no Poder Judiciário custará farto dinheiro público.
O Partido Socialismo e Liberdade de Araraquara, reunido em plenária na Câmara Municipal de Araraquara, com filiados e simpatizantes, com a presença do dirigente estadual, Paulo Bufalo, vem a público manifestar:
a) Seu repúdio as decisões do Sr. Prefeito Municipal Marcelo Barbieri, quais sejam, o de acabar com a excelente “Equipe de Controle de Fauna Sinantrópica” da cidade e pela demissão do Funcionário Público Marcelo Roldan. Estes atos podem e devem ser revertidos em defesa da Saúde Pública da cidade.
b) Sua preocupação pela manutenção do Sr. Feiz Mattar na direção da Coordenadoria de Vigilância Sanitária da cidade, pois é evidente a falta de preparo técnico e político deste Senhor a frente de uma área essencial para a saúde na cidade. O combate à Dengue é uma luta de todos, porém não podemos ignorar a necessária liderança do Poder Público nesta verdadeira guerra e a continuidade deste Senhor enfraquece o objetivo. Não podemos ter outra epidemia de Dengue na cidade com óbitos!
A moção de repúdio será encaminhada aos Órgãos de Imprensa da cidade, aos Vereadores da Câmara Municipal e aos Deputados do Partido em São Paulo e Brasília.
Araraquara, 06 de agosto de 2011.
Plenária Municipal do PSOL de Araraquara.
Socialismo e Liberdade!