O PSOL Campinas vem a público manifestar os seguintes posicionamentos sobre episódios ocorridos durante a Sessão da Câmara Municipal que levou à cassação do cargo de Prefeito de Dr Hélio e a grave crise política que envolve o Governo Municipal.
- Nossa militância manteve-se vigilante durante todo trabalho da Comissão Processante que analisou as denúncias contra Dr Hélio e, sobretudo, atuou de forma intensa e voluntária na Sessão da Câmara que levou à cassação de seu mandato.
- Repudiamos a contratação de bate-paus e “torcida organizada” como foi feito pelos defensores de Dr Hélio e as agressões contra militantes do “Movimento Fora Hélio”, promovidas por eles durante a Sessão da Câmara na última semana.
- A cidade não pode ficar prostrada diante do cenário aberto com a cassação do então Prefeito Dr Hélio e a posse do agora Prefeito Demétrio Vilagra denunciado pelo Ministério Público como membro de “organização criminosa” e um dos responsáveis diretos por parte dos esquemas de fraudes e propinas na Administração Municipal de Campinas.
- A Câmara Municipal deve abrir uma Comissão Processante para análise das denúncias contra o Prefeito Demétrio Vilagra e afastá-lo imediatamente do cargo, atendendo ao apelo da população de Campinas.
- O PSOL continuará empenhado para que a Câmara cumpra o seu papel o mais rápido possível e, se necessário, apresentará outros requerimentos cobrando suas tarefas.
- Refutamos a postura da Presidência da Câmara em se prender a meras formalidades, tratando-as como determinações impositivas de leis, postergando, ainda mais, o desfecho da análise pela Câmara das denúncias que envolvem o Prefeito Demétrio Vilagra.
- Refutamos também as manobras e embaraços criados pela Câmara, pois abrem caminhos para direcionamentos de autoria e atuação numa eventual Comissão Processante, para aqueles que dispõem de privilégios de informações e trâmites burocráticos da Casa.
- Finalmente, consideramos que à gravidade das denúncias públicas em relação ao Prefeito Demétrio Vilagra devem levar uma Comissão Processante a concluir por sua cassação e, neste caso, defendemos convocação de eleições diretas para escolha de um novo Prefeito.
21/08/2011
Comissão Executiva do PSOL Campinas
Presidente – Paulo Bufalo (19) 97753613