O deputado Ivan Valente participa nesta quinta e sexta-feira (14 e 15/04) da Primeira Jornada Interparlamentar – Os Direitos Humanos e a Crise Econômica Global, que acontece em Buenos Aires, Argentina.
Ivan Valente participará do debate sobre as ações parlamentares de resistência ao capital financeiro, a Auditoria da Dívida Pública do Equador, o projeto de auditoria na Argentina e as reformas tributária e financeira. O deputado contará a experiência brasileira da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Dívida Pública, que existiu no ano passado na Câmara dos Deputados.
A relatório final da CPI da Dívida Pública no Brasil foi equivocado e com várias incongruências, como apontou o PSOL em seu voto em separado. O PSOL cobrou o aprofundamento das investigações e a realização de completa auditoria, objetivando recuperar os danos causados ao patrimônio público e apurar as devidas responsabilidades. Destacou que 36% do orçamento federal é utilizado para pagamento de juros e amortizações da dívida, afirmou que a dívida externa brasileira não acabou e denunciou a existência de conflitos de interesses na definição das taxas de juros no país.
A Primeira Jornada Interparlamentar é organizada pelo grupo Proyecto Sur, que tenta instalar uma CPI da Dívida na Argentina.