O PSol decidiu apresenta a candidatura do Senador Randolfe Rodrigues à presidência do Senado. Aos 38 anos, Randolfe é o mais jovem senador eleito do país, e o mais votado nas eleições de 2010 no Amapá, com 203.259 votos. Em números absolutos, o mais votado da história amapaense.
A eleição da mesa diretora está marcada para esta terça-feira (1º), depois da posse dos novos senadores.
“A nossa candidatura é de oposição e não contra ninguém. O Senado tem que ser a casa do debate, da diversidade, da pluralidade. Não pode ser espaço de unanimidade e monólogos”, disse Randolfe em entrevista à imprensa.
“Nós não temos um anticandidato. Queremos apenas que o Senado exerça seu papel, de acordo com nosso mandamento constitucional, de acordo com o que se espera de um Senado republicano. Compreendemos que o Senado deve se colocar autonomamente, dentro da estrutura constitucional brasileira”, acrescentou o senador Randolfe.
Com dois senadores eleitos, no entanto, o PSol justifica a candidatura afirmando que é uma forma de protesto contra a gestão de Sarney. De acordo com dirigentes do PSol, o partido tem como proposta o resgate político do senado.
O PSol irá tentar atrair o apoio de senadores com postura mais independente na Casa, como Pedro Simon (PMDB-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Paulo Paim (PT-RS)
Para coordenar os trabalhos do partido no Senado, Marinor Britto (PA), será a líder do Psol na Casa.