No Brasil, tudo é feito para impedir a participação do povo na política. As pessoas só podem votar nos candidatos escolhidos pelos partidos e, querendo, realizar algumas tarefas em favor do seu candidato: passar panfletos, vender rifas, comparecer nos comícios.
Mas no PSOL isso é diferente. A campanha de Plínio Arruda Sampaio para Presidente da República e dos demais candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro convida você a participar efetivamente dela, o que significa ter influência real nos rumos da candidatura. Isso pode ser feito por meio dos comitês de campanha. Veja como:
- Verifique na sua cidade ou no seu bairro se há um diretório ou núcleo do PSOL. Se houver, procure algum dos membros e manifeste o desejo de participar da campanha.
- Se não houver, envie um e-mail para a assessoria da campanha ([email protected]). Alguém entrará em contacto com você para facilitar a sua incorporação.
- Você pode contatar o partido individualmente e participar de um comitê existente, ou com um grupo de amigos e montar um comitê novo.
O comitê é uma unidade de planejamento e de execução de atividades de divulgação das candidaturas do PSOL em um determinado espaço (cidade, bairro, faculdade, clube, etc). O grupo escolhe para quais candidatos será feito campanha, em que atividades ajudarão (panfletagens, reuniões, caminhadas em bairros para apresentar aos moradores as propostas e os candidatos do PSOL).
É importante ressaltar que o comitê é uma associação voluntária de pessoas – filiadas ou não ao PSOL – dispostas a colaborar. Ninguém receberá dinheiro ou qualquer outro benefício por isso. É uma atitude militante de difusão das ideias e propostas partidárias para o Brasil.
Lembre-s que, uma vez montado o comitê, é fundamental contatar o partido a fim de receber as orientações partidárias, organizar a distribuição dos panfletos, estabelecer um contato mais próximo com o partido e outros comitês e, principalmente, fazer com que as opiniões de quem está fazendo a campanha cheguem à coordenação e aos candidatos.
Uma vez registrado junto ao partido, o comitê deve planejar o trabalho político que executará durante a campanha. Quais são essas atividades: realização e reuniões políticas, elaboração de textos de debate político, pequenas reuniões familiares, comícios relâmpagos, panfletagens, organização de plenárias com a participação dos candidatos.
É importante que as metas sejam viáveis, o que pode ser feito se cada membro definir o tempo que poderá dedicar à campanha. Além disso, é importante que os membros do comitê definam em comum acordo a periodicidade para realização de reuniões, a fim de acompanhar o desenvolvimento das atividades ao longo da campanha.
Monte você também um comitê ou contribua como puder com a campanha!!! Retome a alegria de organizar uma campanha sem militância paga, com base na concordância política de todos os que estão envolvidos nela. Seja parte da construção dessa jornada!
E não esqueça de informar para nós como está participando desse processo.
Um grande abraço,
Plínio Arruda Sampaio