O Presidente Lula sancionou, nesta quinta-feira, 26 de agosto de 2010, o PLC (Projeto de Lei) 152/2008 que define a jornada máxima de trabalho de assistentes sociais em 30 horas semanais sem redução de salário.
O PLC já havia sido aprovado no último dia 3/8 pelo senado federal e aguardava a aprovação do presidente. A redução da jornada de trabalho é uma conquista história que beneficiará os quase 60 mil assistentes sociais.
Os assistentes sociais fizeram uma intensa mobilização para que o projeto fosse aprovado. No dia 3/8 foi feito um ato, em conjunto com outras categorias como os servidores do judiciário em greve, que contou com cerca de 3 mil pessoas para reivindicar entre outras coisas a redução da jornada, sem redução de salário
A aprovação da redução de jornada de trabalho reforça uma luta que é de toda a classe trabalhadora, por melhores condições de trabalho.
Uma das bases do programa do PSOL e de Plínio para essas eleições é a redução da jornada de trabalho das atuais 44 horas para 40 horas, sem redução de salário.