No próximo dia 10 de junho, quinta-feira, às 10 horas, será realizada uma audiência pública (tema: A Greve e a Crise na Universidade Pública Estadual) no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa para tentar intermediar a grave crise que ocorre nas três universidades públicas paulistas (USP, UNICAMP e UNESP).
A iniciativa do deputado e professor Carlos Giannazi, membro titular da Comissão de Educação da ALESP, tem o apoio dos trabalhadores em greve da USP, de estudantes e professores.
Há um impasse nas negociações, pois os reitores quebraram o princípio da isonomia salarial concedendo aumento apenas aos docentes. Existe também uma forte insatisfação dos funcionários com as declarações do reitor da USP, que criminalizou, pela imprensa, o movimento de greve.
Giannazi é autor de um projeto de lei (PL 492/09) que garante, nas três universidades, a eleição direta para reitor e vice- reitor, como forma de romper com a estrutura autoritária de organização delas, que impede a existência do princípio da democratização da gestão universitária.
Além dos três reitores foram convidados também o secretário estadual de Ensino Superior, Carlos Vogt, funcionários, professores e alunos destas instituições de ensino.
A AP será transmitida em tempo real pela TV Web no site www.al.sp.gov.br