Com o objetivo de superar a fragmentação do movimento sindical e fortalecer a luta e a unidade da classe trabalhadora, nos dias 05 e 06 de junho, na cidade de Santos, acontecerá o Conclat (Congresso Nacional da Classe Trabalhadora), um marco histórico para o campo combativo que se organizou na intersindical e na conlutas para enfrentar as reformas neoliberais do governo Lula e a acomodação da CUT e das demais centrais governistas.
De 1º de abril a 16 de maio, os sindicatos, as oposições, as direções minoritárias e os trabalhadores sem teto e sem terra que reivindicam participar desse processo da reorganização, estão realizando assembléias em todo País para eleger os delegados que irão participar do Conclat. Ao todo, foram inscritas 502 entidades que potencialmente poderá eleger 5.000 mil delegados.
Temos certeza de que estamos lançando as bases de um novo instrumento, superior à soma de cada organização envolvida, dando um passo fundamental na reorganização do movimento sindical e popular para potencializar as lutas imediatas e históricas daqueles e daquelas que nada têm além da sua força de trabalho.
Pedro Paulo – Coordenação Nacional pro Central