Há uma crescente indignação popular com os políticos envolvidos em falcatruas, irregularidades e crimes de corrupção. Desta indignação nasceu o projeto de lei de iniciativa popular, que obteve o apoio de um milhão e meio de brasileiros, conhecido como Ficha Limpa.
Mas o Projeto de Lei da Ficha Limpa (PLP 518/09), que impede a candidatura daqueles que foram condenados em segunda instância pela Justiça por envolvimento em crimes graves e de corrupção administrativa (dilapidação do patrimônio público, enriquecimento ilícito, peculato, lavagem de dinheiro, crime contra o erário público etc), está em perigo.
Com o pretexto de "aprimorar" o projeto, o Congresso adiou sua votação e mandou o PLP de volta pra Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Ou seja, muitos não querem o projeto e fazem manobras protelatórias.
Lá, o projeto poderá sofrer modificações e perder sua eficácia. Muitos líderes partidários, incluindo a base do governo Lula, já estão negociando mudanças no texto. Este é o objetivo dos parlamentares que respondem a processos na Justiça e não querem perder a chance de se candidatar.
O PSol defende a votação imediata do projeto e acredita que somente a pressão popular sobre o Congresso garantirá a aprovação da Ficha Limpa. Por isso, o PSOL vai às ruas coletar assinaturas pela aprovação imediata do projeto. Participe desta iniciativa contra a corrupção e em defesa da ética na política!
Ficha Limpa já!
Para combater a corrupção