Na Dinamarca para acompanhar a 15ª Conferência de Partes sobre o Clima desde o início da semana, o senador José Ney conta que o momento em Conpenhague é de esperança em torno de um consenso entre os países participantes com o objetivo de amenizar os efeitos do aquecimento global.
De acordo com o senador, há representações de 192 países e cerca de 30.000 visitantes na cidade que estão participando de alguma forma da Conferência. “Os movimentos ambientalistas estão aqui para exercer pressão para que os países cheguem a um acordo principalmente sobre a emissão de gases poluentes”.
Nery acredita que dois pontos devem ser obrigatórios nos debates: o apoio financeiro doa países ricos em relação às questões ambientais junto aos países pobres ou em desenvolvimento. “Além da transferência de tecnologia com a promoção de mecanismos não só para reduzir a emissão de gases como produzir desenvolvimento sustentável”, completa o parlamentar.
Ele relata que em um das plenárias iniciais, essas cobranças ficaram muito explícitas. “Não só cobranças, mas o cumprimento de promessas já feitas, como ressaltou a representação da Bolívia”, finaliza. Nery acrescenta
A conferência mundial sobre mudanças climáticas (COP 15)acontece entre 7 e 18 de dezembro e conta, além de José Nery, com as presenças dos senadores brasileiros Cristovam Buarque (PDT-DF), Fátima Cleide (PT-RO), Jefferson Praia (PDT-AM), Tião Viana (PT-AC, Aloizio Mercadante (PT-SP) e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PV/AC).
O governo brasileiro chegará a Copenhague após anunciar a meta de reduzir entre 36,1% e 38,9% as emissões de gases causadores do efeito estufa. Esse percentual, no entanto, não será calculado a partir do atual nível de emissão, mas do nível estimado para 2020.
Projetos
O projeto de lei (PLC 283/09) que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima foi aprovado pelo Senado no dia 25 do mês passado. Como a matéria foi alterada pelos senadores, ela terá de ser analisada novamente pela Câmara dos Deputados, onde o texto tramitou como PL 18/07.
Já a proposta (PLC 284/09) que cria o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, também aprovada pelo Senado no dia 25, manteve o texto proveniente da Câmara (onde tramitou como PL 2.223/07) e irá à sanção do presidente da República.
Fonte: site do senador José Nery