Militantes do PSOL do Estado de São Paulo se reúnem nesta sexta-feira (4 de dezembro) em uma plenária de defesa da candidatura própria do partido às eleições presidenciais de 2010. A plenária acontece na véspera da reunião do diretório nacional do partido, na Rua Antônio de Godoy, 88 – 2º andar – Centro da capital.
O objetivo é reunir a militância, que vem se manifestando amplamente contra a proposta de aproximação do PSOL com a candidatura do PV à disputa presidencial. O PV é um partido da ordem, que defende o capitalismo e o modelo econômico em vigor no país desde o governo Collor. Além disso, os verdes compõem a base de apoio do governo Lula e de diversos governos tucano-democratas em todo o país – os casos mais emblemáticos são os governos Serra (SP), Aécio (MG), Roseana (MA), Kassab (município de São Paulo).
A própria candidata do PV, senadora Marina Silva, já concedeu entrevistas defendendo a política econômica de FHC e Lula, afirmando que o PV não é um partido de esquerda e que não se posiciona contra os transgênicos (apenas gostaria que as culturas geneticamente modificadas pudessem conviver com as lavouras não-transgênicas). Essas posturas evidenciam que uma eventual coligação ou apoio à candidatura de Marina significariam uma ruptura com o projeto socialista do PSOL.
Vários diretórios estaduais e municipais já se manifestaram em defesa da candidatura própria e da aliança com os partidos que junto com o PSOL conformaram a Frente de Esquerda nas eleições de 2006 (PSTU e PCB).
O deputado Raul Marcelo, que apresentou no 2º Congresso do PSOL a candidatura do promotor aposentado Plínio de Arruda Sampaio, é um dos organizadores da plenária desta sexta e convida toda a militância a participar da atividade. Também articulam a atividade os coletivos Socialismo e Liberdade (CSOL), Rosa do Povo, Bloco de Resistência Socialista (BRS), Corrente Socialista dos Trabalhadores (CST) e Trabalhadores na Luta Socialista (TLS).
Da assessoria do deputado estadual Raul Marcelo