O deputado Raul Marcelo participa neste sábado, 21 de novembro, das comemorações pelo 20º aniversário do Movimento dos Ameaçados por Barragens (MOAB). As atividades – que combinam festividades com um ato político em homenagem ao movimento – terão início às 9 horas no porto da cidade de Iporanga, às margens do rio Ribeira de Iguape.
São 20 anos de lutas, período no qual o movimento acumulou também algumas importantes vitórias na defesa do bioma articulado pelo rio Ribeira. A resistência que tem impedido o avanço da Companhia Brasileira de Alumínio – a CBA do Grupo Votorantim, vinculada ao empresário Antônio Ermírio de Moraes – marcam a trajetória do MOAB, em articulação com outros movimentos sociais e a população local.
O deputado Raul Marcelo sempre apoiou a luta dos integrantes do MOAB e esteve junto com o movimento em diversos processos de mobilização. Entre as iniciativas nesse sentido apresentou o projeto de lei 394/2007 – que proíbe a realização de empreendimentos que possam afetar o rio Ribeira de Iguape e as populações ribeirinhas. O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa, mas o governador vetou o texto. Agora, o parlamento precisa se pronunciar sobre o veto do chefe do Poder Executivo.