Por Maykon Santos
No dia 28/05, o PSOL de São Vicente denunciava a existência de uma creche Fantasma na área continental da cidade, chamada Creche Nova São Vicente. No endereço onde, segundo o site da prefeitura e o convênio assinado entre o governo e a creche, funcionava a creche, existia, na verdade, uma pequena casa de materiais de construção. Na época, apuramos com moradores do bairro que a creche não funcionava no local a mais de um ano. A prefeitura justificou que transferiu as crianças da creche para outros estabelecimentos de ensino próximo, o que justificava a continuidade do repasse. (para ler a reportagem completa, clique aqui).
Qual não foi o espanto do PSOL ao ver no diário oficial do município do dia 08 de outubro de 2009 o cancelamento do convênio entre a creche Nova São Vicente e a cidade. O motivo: cancelamento das atividades da creche a partir de 01/06/2009. Ou seja, após afirmar que não havia nada de errado com a creche, a prefeitura cancelou o convênio com a mesma!
O PSOL tentou entrar em contato com a Secretária de Educação da Prefeitura, Tânia Oliveira, para maiores esclarecimentos sobre o ocorrido, principalmente sobre o fato de que fizemos a denuncia da existência da creche fantasma, notícia que a prefeitura negou e meses depois a prefeitura cancela o convênio devido ao cancelamento das atividades da creche. Ninguém na secretária soube explicar o fato.
O PSOL entende que por meses recursos públicos foram transferidos para uma unidade educacional inexistente. O valor do repasse mensal era de R$ 15.996,04. Por isso, entrará com uma ação no Ministério Público exigindo o ressarcimento dos valores repassados à creche ilegalmente aos cofres públicos.
Maykon Santos é secretário do PSOL de São Vicente.