Comissão vai até Honduras acompanhar fatos e apoiar Zelaya
Foto: Jorge Guimarães
Deputados e senadores do PSOL, PT, PCdoB, PDT e PSB promoveram ato, nesta quarta-feira 23, em frente à Embaixada de Honduras, em Brasília. O ato foi em apoio ao retorno de Manuel Zelaya à Presidência daquele país. Já na Câmara dos Deputados, foi aprovado requerimento do deputado Ivan Valente para constituição de uma comissão supra-partidária para ir até Honduras e acompanhar o desenrolar dos fatos.
Os parlamentares – deputados Ivan Valente, Chico Alencar, Manuela D’Ávila, Jô Moraes, Lídice da Mata, Nazareno Fonteles, Nilson Mourão, Luiz Couto, Maurício Rands, Pompeo de Mattos, Domingos Dutra e Fernando Ferro e o senador José Nery – entregaram um manifesto em que se solidarizam ao povo hondurenho em sua jornada de lutas e de mobilização pelas liberdades naquele país.
“O cerco à Embaixada Brasileira é muito grave. O Brasil foi agredido em seu direito internacional”, afirmou Chico Alencar. Também estavam presentes o presidente do PSOL/DF, Antônio Carlos de Andrade, o Toninho, e integrantes do MST e Via Campesina.
Comissão Externa – Hoje pela manhã, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou requerimento de Ivan Valente para a formação de comissão externa com o objetivo de ir até à capital de Honduras, Tegucigalpa. A viagem deve acontecer até o final da semana.
O deputado explicou que se não for possível aterrissar na capital, que está, até o momento, com o espaço aéreo fechado, os parlamentares chegarão até uma cidade próxima para, em seguida, irem até Tegucigalpa.
Integram a Comissão Externa os deputados Ivan Valente, Fernando Gabeira, Raul Jungmann, Maurício Rands, Marcondes Gadelha e Claúdio Cajado.
Do site do Liderança da Bancada do PSOL na Câmara dos Deputados