A Comissão de Relações Exteriores aprovou nesta quarta-feira requerimento dos deputados Ivan Valente (Psol-SP) e Fernando Gabeira (PV-RJ) para a criação de uma comissão externa para avaliar a situação da representação brasileira em Honduras, depois da decisão do presidente deposto Manuel Zelaya de se abrigar na embaixada do Brasil em Tegucigalpa – capital do país.
Do UOL Notícias*
Em São Paulo
Para que a viagem seja realizada, a decisão ainda precisa passar pela Presidência da Câmara.
A embaixada está cercada por soldados e policiais antimotim desde ontem. Zelaya, que está na embaixada acompanhado da família e de partidários, disse que o governo hondurenho planeja invadir a embaixada para capturá-lo e assassiná-lo.
Ivan Valente argumenta que a Câmara deve tomar providências para defender os princípios democráticos nas Américas, “rechaçar todas as tentativas de desvirtuamento das instituições”, e proteger a integridade da representação diplomática brasileira em Honduras.
Deputados do PPS e do Psol também propuseram a criação da comissão externa à Mesa Diretora. A Mesa Diretora ainda não decidiu sobre os dois pedidos.
- Manuel Zelaya reúne-se com apoiadores na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa (Honduras)
*Com Agência Câmara