O 2º Congresso Nacional do PSOL foi aberto oficialmente no início da tarde desta sexta-feira, 21, na quadra dos Bancários, em São Paulo. Mais de 300 delegados estão presentes. O início do evento, que vai até domingo, 23, foi marcado por homenagens a militantes que faleceram recentemente, solidariedade ao povo de Honduras que sofreu golpe militar e pelo discurso da presidente do partido, Heloísa Helena, que pregou a unidade verdadeira do partido.
Antes da abertura, o Congresso começou com a música e a poesia do cantor e compositor paraibano, Vital Farias, que é militante do PSOL. Ele emocionou os participantes ao cantar as músicas “Saga da Amazônia” e “Coração Valente”, a música que embalou a campanha de Heloísa para presidente da República em 2006.
Todos os participantes da mesa pediram aos delegados a indicação de Heloísa para se candidatar novamente à presidência da República em 2010. Falaram todos os parlamentares do partido no Congresso Nacional: o senador José Nery e os deputados federais Chico Alencar, Ivan Valente e Luciana Genro. Além dos convidados que representam entidades combativas de movimentos sociais como Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Movimento Terra e Liberdade (MTL), Conlutas, Intersindical e os partidos de esquerda PCB e PSTU.
Homenagens – O ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, conduziu a homenagem ao dirigente do PSOL no Pará, Manoel Amaral, que morreu recentemente. Um vídeo com fotos de Manoel foi exibido e emocionou principalmente a delegação paraense. O PSOL do Rio de Janeiro também registrou homenagem à militante Izabel Cristina Baltazar que fazia parte do Sindprev/RJ que também faleceu este ano.
Aletheia Vieira
Comitê de Imprensa do 2º Congresso Nacional do PSOL
Mais informações sobre a abertura do 2º Congresso Nacional do PSOL a seguir