Proposta foi aprovada por unanimidade na Comissão de Defesa do Consumidor
Foi aprovado, nesta quarta-feira 27, por unanimidade, na Comissão de Defesa do Consumidor, o requerimento nº 183/2009, de autoria do deputado Ivan Valente, que propõe a realização de audiência pública para debater a aquisição da Sadia pela Perdigão. Para o deputado, a questão deve ser discutida, principalmente, o fato de que se uma operação desse porte é benéfica ou não ao consumidor brasileiro.
De acordo com Ivan Valente, a aquisição da Sadia pela Perdigão é a maior em volume de recursos e vai concentrar o maior número de funcionários do setor. A operação financeira vai gerar uma mega empresa do ramo de alimentação industrializada, a Brasil Foods, que, estima-se, terá um faturamento líquido anual de até R$ 22 bilhões, um montante de R$ 10 bilhões de exportações ao ano, 119 mil funcionários e 42 fábricas. A Brasil Foods concentrará 57% das ofertas de carne de frango e suína industrializada, 88% das massas prontas, 65% das margarinas e 68% das pizzas prontas, dentre outras.
De acordo com Ivan Valente, o debate deve ser feito em nome da defesa do consumidor, já que milhões de brasileiros consomem os produtos de ambas as empresas. Para a audiência pública, que deve acontecer no próximo mês, serão convidados os presidentes das duas empresas, o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), representantes de órgãos de defesa do consumidor e especialistas na área.
“Naturalmente, uma operação desta envergadura e tamanha concentração de mercado traz questionamentos absolutamente pertinentes sobre suas implicações sociais, dado a possíveis riscos de majoração de preços, escassez de produtos e queda da qualidade dos mesmos”, afirmou Ivan Valente. “Daí a relevância desta discussão para a sociedade brasileira e a importância da realização dessa audiência pública na Câmara dos Deputados”.
Do site da Liderança do PSOL