Neste dia 19 de maio (terça-feira), às 14h30, a Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba realiza ato solene no auditório Franco Montoro para homenagear a companhia que é considerada um dos maiores balés do mundo e sua coreógrafa e primeira bailarina absoluta Alicia Alonso. A Frente Parlamentar é coordenada pelo deputado estadual Raul Marcelo (PSOL) e a solenidade está sendo organizada junto com o mandato do deputado Vicente Cândido.
O Ballet Nacional de Cuba está em turnê pelo país, apresentando o espetáculo ‘Giselle” – uma das mais famosas coreografias da dança clássica.
Criado em 1948 como Escuela Cubana de Ballet, o corpo de balé sempre foi reconhecido pela grande capacidade técnica e artística de seus profissionais. O nome Ballet Nacional de Cuba veio após a revolução de 1959, quando foi estruturado um novo programa cultural, com a contratação de bailarinos, coreógrafos, professores e outros profissionais do setor. A partir daí, apresentou crescimento e reconhecimento vertiginoso, tornando-se famoso em todo o mundo e permitindo a grande parte da população da ilha o acesso a uma arte considerada elitista em outros países.
Fundadora do Ballet, Alicia Alonso nasceu em Havana e iniciou sua carreira em 1931. Já famosa na Broadway, foi uma entusiasta da Revolução Cubana desde o primeiro momento, levando os bailarinos da companhia para dançar até mesmo em fábricas e plantações. Dessa relação veio o apoio do governo de Fidel Castro ao corpo de balé. Hoje, mesmo com sérios problemas de visão e locomoção, Alicia continua na direção geral do Ballet Nacional de Cuba, servindo de exemplo e inspiração para os amantes da arte em todo o mundo.