O líder do PSOL, deputado Ivan Valente (SP), vai cobrar do ministro da Fazenda, Guido Mantega, detalhes sobre as operações financeiras que envolvem o Banco Opportunity e que estejam sobre investigação. O requerimento de informações foi apresentado nesta terça-feira, dia 3 de fevereiro.
No documento, Ivan Valente cobra detalhes sobre as operações financeiras do Banco Opportunity e suas ramificações, que estejam sobre investigação no Banco Central, Receita Federal, Comissão de Valores Mobiliários e Conselho de Controle de Atividades Financeiras. O deputado quer saber se existem e quem são os investidores brasileiros no Opportunity Fund, e se estes manteem recursos no exterior.
O líder do PSOL também questiona se há algum procedimento de inspeção contra o Opportunity e os Fundos de Investimentos, e se o Banco Central encontrou operações suspeitas no nome de controladores do Opportunity, em especial Daniel Dantas e Verônica Dantas, cujo patrimônio de quase R$ 3 bilhões está bloqueado pela Justiça, solicitando cópias dos últimos cinco anos desses procedimentos. O deputado requer ainda a verificação e informações sobre processos de investigação contra o Opportunity Fund na Comissão de Valores Mobiliários, na Receita Federal e no Conselho de Controle de Atividades Financeiras, assim como o andamento de cada processo.
Para Ivan Valente, a Câmara dos Deputados tem importante papel no acompanhamento das transações financeiras e deve estar interada sobre as evidentes irregularidades e crimes contra o sistema financeiro efetuadas pelo Banco Opportunity, noticiadas pela imprensa nos últimos meses e alvo de investigação da Polícia Federal.
Assessoria de Comunicação PSOL Nacional