O 3º Congresso do Partido Socialismo e Liberdade (3º CNPSOL) teve início na noite desta sexta-feira, no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
Mostrando o caráter internacionalista do PSOL estiveram presentes delegações de 25 países mostrando que a luta pelo socialismo e contra o capitalismo avança e com unidade a vitória será dos trabalhadores.
A Mesa de Abertura teve a direção de Afrânio Boppré, secretário geral/presidente do PSOL. Fizeram uso da palavra as seguintes pessoas: Gilberto Rios, dirigente político da esquerda de Honduras e representantes das demais delegações internacionais, PSTU, Luiz Carlos Prates (Mancha); PCB, Edmilson Costa; MST, João Paulo; Comitê em Defesa da Floresta, Luiz Moura; Intersindical, Bernadete Menezes; CSP-Conlutas, Didi; MTL, João Batista; Círculo Palmarem, Me ire Reis; Unidos Pra Lutar, Pedro Rosa; deputado estadual Carlos Gianazzi (PSOL-SP), deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), deputado federal e líder da bancada Chico Alencar (PSOL-RJ); Pedro Fuentes, Secretário de Relações Internacionais do PSOL, dentre outros.
Diversas destacadas lideranças estão em nosso 3º CNPSOL entre as quais destacamos a ex-deputada federal, uma das fundadoras do PSOL, Luciana Genro; ex-deputado federal Milton Temer, o vereador e ex-deputado federal João Alfredo, Haroldo Sabota, ex-deputado federal pelo Maranhão; ex-senador José Nery (Pará); ex-deputado federal e também um dos fundadores do PSOL, Baba (Rio de Janeiro). Contamos também com a presença dos atuais vereadores Fernanda Melquiona (Porto Alegre), Pedro Ruas (Porto Alegre), Elias Vaz (Goiânia), Clécio Luiz (Macapá), Rommer (Viamão).
Afrânio Boppré destaca o ato político que a abertura representou. “Foi um momento em que o PSOL mostra sua importância para o Brasil. Somos verdadeiramente um partido necessário. Com uma bancada pequena de três deputados federais e duas representações no Senado Federal, pela nossa capacidade de luta e ação em defesa da sociedade, temos uma presença destacada na política brasileira. Fomos nós um dos primeiros a lutar contra a reforma do Código Florestal e mostrarmos o quanto ele favorece o agronegócio e destrói a natureza. No movimento social cresce a nossa participação na lutas dos trabalhadores e demais setores. Este 3º CNPSOL deve apontar os caminhos que devemos tomar para aprofundar a luta popular na construção de uma sociedade igualitária e isso passa tanto pela ação institucional como na organização dos trabalhadores e do povo na luta direta”.amento encerrou-se às 12h deste sábado (03), e segundo os organizadores, em torno de quinhentas pessoas devem participar, sendo que destes, 350 delegadas e delegados com direito à voz e voto.
O 3º CNPSOL realiza neste sábado a aprovação do regimento interno, defesa de teses, em seguida, trabalho em grupos. Na parte da noite, acontecerão as plenárias do setoriais do partido. “Nas reuniões dos setoriais é que vemos a pujança e a vida interna do PSOL. É um momento de avaliação e de organização dos mais importantes”, acrescenta Afrânio Boppré.
Até domingo (04) os psolistas vão discutir temas centrais da política nacional visando preparar o partido para ações do próximo período e para as eleições de 2012.
Postado: Psol Nacional