Nesta terça-feira, 23, o deputado estadual Raul Marcelo (PSOL) pronunciou-se nesta tarde no plenário da Assembleia Legislativa sobre as denúncias de irregularidades denunciadas pela imprensa em todo o Estado no sistema de emplacamento de veículos. Desde o início de fevereiro, quando foi trocada a administração do sistema terceirizado de emplacamentos, a vida dos cidadãos paulistas que precisam emplacar seus carros ficou ainda mais complicada.
No dia 23 de fevereiro, o Detran divulgou nota informando que até o final daquele mês o problema seria solucionado. No entanto, um mês depois a população paulista continua sofrendo com o problema em todo o Estado.
Raul Marcelo também encaminhou requerimento de informações ao Secretário de Segurança Pública cobrando explicações sobre os fundamentos do rompimento do contrato com a empresa anterior que gerenciava o sistema e os critérios para que fosse firmado o contrato emergencial com a Center System, com cópias dos referidos contratos. Também são questionadas quais ações têm sido realizadas para solucionar os problemas gerados pela empresa e quais são as mudanças planejadas pelo DETRAN na política de emplacamento de veículos no Estado.
Em seu pronunciamento, Raul Marcelo defendeu ainda que seja retomado o sistema de lacração nas delegacias, realizado pelos próprios policiais, com liberdade para as pessoas poderem adquirir as placas onde melhor lhes convier.
As terceirizações são combatidas em toda a estrutura dos serviços públicos pelo deputado do PSOL porque, além de contribuírem para a retirada de direitos dos servidores, são um canal para a ocorrência de irregularidades e ilícitos na gestão pública. “Esses prestadores de serviço muitas vezes também são financiadores de campanha, e acabam recebendo de volta o investimento que fazem nos candidatos que apóiam durante as eleições por meio de contratos com a administração pública”, lembrou Raul Marcelo.