A coordenação de campanha do candidato Geraldo Alckmin pediu ao TRE-SP que tirasse do ar o programa do PSOL e da Frente de Esquerda para deputado federal exibido no primeiro dia da propaganda eleitoral na TV.
Mas a milionária campanha tucana, que alegava prejuízo à imagem do governador, teve seu pedido NEGADO pelo Juiz do TRE-SP que julgou o caso.
Com isso o programa continuará sendo exibido. Nele, o deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP) condena o financiamento privado de campanha e defende uma política independente das empresas, bancos e empreiteiras. E destaca, entre outras, uma notícia publicada pelo site do UOL na semana anterior, cuja manchete é: “Alckmin recebe R$ 4 milhões de empresas investigadas por cartel do metrô”.
O despacho dado pelo Juiz, contrário ao pedido dos tucanos, argumenta que:
“A representação não comporta acolhida. Não há na hipótese ofensa ao pleiteante e a exposição de reportagem ao tempo da narrativa focada não destoa da premissa. O que se fala, sumariamente, é na recusa, como critério, da aceitação de doações privadas em campanhas eleitorais. Nesse momento, para fins de ilustrar o critério posto, exibe notícia jornalística de investigação de corrupção a respeito que estaria a envolver o reivindicante.
Não há, contudo, qualquer juízo de valor quanto à reportagem exibida, que é um fato jornalístico e cuja existência não poderia ser ignorada. Tampouco se imputa a pecha ressaltada na inicial, que sequer é extraída de qualquer insinuação. A peça publicitária, no aspecto, funda-se em fatos disseminados de maneira generalizada pela imprensa, e foi veiculada em espaço de dissenso por excelência. Não extrapola, destarte, as raias da mera crítica política, de modo que se afigura incensurável”.
O pedido de censura feito pela campanha tucana foi uma tentativa de calar seus críticos e esconder da população os vínculos que a campanha Alckmin tem com as empresas investigadas pelo rombo nos cofres do metrô e trens de São Paulo, e que são as principais doadoras de sua campanha eleitoral.
DIGA NÃO AO FINANCIAMENTO PRIVADO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS!
POR UMA POLÍTICA FEITA COM ÉTICA E TRANSPARÊNCIA!
Veja abaixo o programa que a campanha Alckmin tentou tirar do ar: