Você tem opção, você tem o PSOL…

A conjuntura política nacional, marcada pelo recrudescimento dos setores conservadores, traz uma grande ameaça às conquistas sociais. Trabalhadores, mulheres, afrodescendentes comunidade LGBT e outros setores da sociedade (historicamente excluídos) só conseguiram avançar quando se posicionaram por meio da atuação política. Nenhuma conquista veio como concessão generosa da elite econômica. Veio, ao contrário, por meio da luta e da mobilização.

Em nível municipal, é importante que os cidadãos guaçuanos saibam qual partido possui independência suficiente para defender as causas daqueles mais precisam. E não há como ser independente estando comprometido com conchavos e acordos duvidosos.

O PSOL participa da política guaçuana, sem recorrer a atalhos. O compromisso fundamental do partido é com as suas ideias. Nossa coligação será com a população.

Contra o atraso e a velha política, você tem opção, você tem o PSOL.

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Seja candidato pelo PSOL!

Filie-se ao PSOL Mogi Guaçu

A luta é necessária para a transformação!

Nessas eleições busque o partido mais combativo e que está ao lado do povo. O PSOL Mogi Guaçu te espera na luta contra a Velha Política!

Venha para o PSOL!

Consulte o link:

http://psol50sp.org.br/mogiguacu/filiacao/

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Eleições 2016!

Em 2016 Mogi Guaçu tem PSoL!!!

11078078_807344085987124_8361101132066771113_o

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

GESTÃO AMBIENTAL EM MOGI GUAÇU

http://www.portalmogiguacu.com.br/v2/index.php/listar-politica/8388-gestao-ambiental-de-mogi-guacu-esta-entre-as-piores-do-estado.html

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

JORNADA PROFESSORES DE MOGI GUAÇU

andre_png (2)

Professor está na hora de levantarmos a nossa bandeira e buscarmos melhores condições para educação sem falsas promessas, embasados na nossa realidade. Para isso, necessitamos de união para trazer novamente o professor à luta e para as ruas, mostrando o nosso potencial.

 Colegas professores é necessário que neste momento possamos nos unir para termos uma representação da melhor maneira possível massiva que mostre a nossa força diante das injustiças.

De acordo com a lei Federal nº 11.738 DE JULHO DE 2008 Artigo 2, §4º “na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite de 2/3 da carga horária para o desempenho das atividades de interação com educandos, ou seja, 1/3 da jornada deve ser destinada no planejamento das aulas”.

Em Mogi Guaçu esta lei começa a entrar em vigor a partir de 2014, o que significa uma grande conquista para a classe, mas infelizmente nem todos professores estão incluídos neste benefício, pois ficaram de fora os Professores da Fundação Educacional Guaçuana e os professores de Ensino Infantil, a justificativa é a falta de verba para arcar com o salário dos professores. No entanto, ficam algumas perguntas: – O repasse do FUNDEB não é suficiente para arcar com os gastos da folha de pagamento dos professores?

-Quanto da folha de pagamento está comprometida com os professores e quanto com os comissionados?

Não podemos permitir que isso aconteça, pois todos têm o mesmo direito uma vez que fazem parte do mesmo órgão empregador. Essa é uma forma de fragmentar a classe, tornando a mesma mais fraca para lutar por seus direitos.

Companheiros professores é de extrema importância cobrar do poder público uma solução para o problema sem que nenhum professor seja mais uma vez prejudicado, para isso é necessário a unidade da classe para lutar,  pensar de forma coletiva é fundamental para grandes conquistas.

 ESTÁ NA HORA DE MUDANÇA!

ESTÁ NA HORA DOS PROFESSORES MOSTRAREM SUA FORÇA!

SIGAMOS FIRMES EM BUSCA DE MELHORIAS NA QUALIDADE DE ENSINO, MAIS RESPEITO E DIGNIDADE PARA NÓS PROFESSORES.

Professor André Luiz de Oliveira.

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

CAPITALISMO E MEIO AMBIENTE

andre_png (2)

CAPITALISMO E MEIO AMBIENTE

Nosso planeta é nossa grande casa por isso, devemos dispensar uma atenção especial a ele. O planeta é composto por um complexo sistema de organismos que se mantém em equilíbrio dinâmico há milhões de anos, mas esse equilíbrio está sendo interrompido por um processo predador articulado por grandes corporações industriais e financeiras que se formaram a partir do processo de industrialização e que tem como único objetivo o LUCRO.

Outro fator importante e que está causando uma quebra no equilíbrio, é o crescimento desordenado da população humana que consome cada vez mais os recursos oferecidos pela natureza. Esse aumento acarreta outro ponto fundamental em relação à manutenção do equilíbrio ambiental que está relacionado com a falta de estratégias e vontade política para minimizar esses desequilíbrios, onde as nações IMPERIALISTAS preocupadas somente com seu desenvolvimento e com seus lucros vêm submetendo os países subdesenvolvidos em “escravos” e não se preocupam com fatores fundamentais para manutenção de nossa qualidade de vida.

O processo de globalização acelerou o processo de desequilíbrio, pois a mídia estimula o consumo exagerado acarretando um aumento na produtividade com um maior consumo dos recursos naturais.

É fundamental tomarmos algumas medidas para melhorar nossa qualidade de vida e diminuir os problemas ambientais, entre elas podemos citar:

  • Transformar nossa sociedade consumista em uma sociedade sustentável, preocupada com as questões ambientais;
  • Melhorar nossa qualidade de vida humana diminuindo a poluição e distribuindo melhor os recursos produzidos, como alimentos e medicamentos;
  • Manter o desenvolvimento tecnológico, mas com uma maior preocupação com a preservação da biodiversidade;
  • Instituir estratégias com o objetivo de mudar hábitos e atitudes na população.

É fundamental limitar o poder das grandes corporações permitindo uma melhor distribuição de rendas, o que irá tornar nosso planeta mais justo, diminuindo assim o número de oprimidos e superando a exploração do ser humano e do meio ambiente.

Professor André Luiz de Oliveira.

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

andre_png (2)

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA

Desde as primeiras formas de vida, a natureza nos oferece as condições necessárias para sobreviver, mas esse conjunto de condições necessárias à vida vem sofrendo grandes alterações principalmente pela ação do Homo sapiens que diferente dos outros seres vivos é dotado da capacidade de pensar e criar interferindo direta e indiretamente no meio para adequá-lo às suas necessidades.

Sempre utilizamos os recursos oferecidos pela natureza em nossas atividades mas não temos muita preocupação com o resultado dessa atividade, principalmente em relação ao esgotamento desses causado pelo aumento grandioso da população em função de novas tecnologias que melhoraram nossa qualidade de vida nos últimos tempos ocasionando um consumo exagerado dos recursos naturais.  Com o grande crescimento da população temos a formação de poderosas metrópoles o que intensifica os problemas ambientais que tem início com o desmatamento, ocasionando o desgaste do solo e a perda da biodiversidade.

O homem se considera como um ser a parte da natureza que explora os recursos naturais não analisando as consequências em relação ao ambiente. Na década de 70 o Brasil defendia que a poluição é um preço que se paga pelo progresso. Em 1962, o livro Primavera Silenciosa de Rachel Carson, relata a perda da qualidade de vida em decorrência do uso indevido e excessivo de produtos químicos e seus efeitos sobre o ambiente, impulsionando movimentos ambientais por todo planeta, despertando uma consciência ambiental.

Essa consciência é respaldada pela constituição brasileira de 1988 que dispõe que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo que o poder público tem o dever de preservar o mesmo para as gerações futuras. Precisamos desenvolver atividades com o objetivo de sensibilizar a população em relação aos problemas ambientais; direcionar visando mudar conceitos e atitudes em função da melhoria na qualidade de vida. Para que isso aconteça é importante envolver a comunidade no sentido de buscar soluções efetivas para o desenvolvimento e planejamento de atividades ambientais pois, muitas vezes, não entendemos a íntima relação entre nossas atividades e o meio ambiente por pouca ou nenhuma informação.

Portanto temos a necessidade de desenvolver nos seres humanos, ditos racionais, uma consciência ecológica, pois sabemos claramente o que está sendo feito com o planeta. É necessário preservar a natureza da qual fazemos parte, pois a mesma não pode ser dominada como objeto, que se pode deixar de lado, pois homem e natureza são interdependentes e se completam, precisamos viver em harmonia com a natureza.

Professor André Luiz de Oliveira

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

IV CONGRESSO NACIONAL PSOL 2013

Realizamos a 1º plenária municipal do Psol em Mogi Guaçu;
Participamos do 4º Congresso Estadual do Psol;
E agora estaremos presentes no 4º congresso Nacional em Brasilia nos dias 29, 30 de novembro e 01 de dezembro.

PLENÁRIA 2013 008

Publicado em Sem categoria | 1 comentário

TESTES EM ANIMAIS – TRIBUNA DO GUAÇU 26/10/2016

TESTES ANIMAIS TRIBUNA 26 OUTUBRO

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

USO DE ANIMAIS EM TESTES

andre_png (2)

O uso de animais para testes e experimentos esta sendo discutido em todos os continentes pela sociedade civil, exercendo uma pressão ao poder público e às entidades ligadas a indústria Farmacêutica e de cosméticos. Esse tema já vem sendo discutido desde 1959, quando William Russel e Rex Burch, cientistas ingleses, mostraram preocupação com as condições e o tratamento dado aos animais utilizados em laboratórios, criando normas para que os animais não sofressem tanto desta forma foi estabelecido que:

  • Ocorresse redução nos testes com animais;
  • Refinamentos nos testes;
  • Substituição de animais por métodos alternativos.

De acordo com Martin Karplus, Michael Levitt e Arieh Warshel, ganhadores do prêmio Nobel de Química, existe a possibilidade de substituir animais por simuladores possibilitando mais dados do que outro tipo de pesquisa, ou seja, temos tecnologia, mas ela ainda é cara, portanto não existe interesse.

Podemos utilizar como alternativa, ao uso de animais, as células tronco embrionárias, modelos de tecido Humano, além da utilização de restos de tecidos Humano. Na união Européia o uso de testes de cosméticos em animais esta proibido desde 2009, Israel já trata do assunto desde 2007 e a Índia já proibiu o uso de animais nesse tipo de teste.

Ocorreu na madrugada da sexta feira, 18 de outubro de 2013 o resgate de cerca de 180 cães da raça beagle de um instituto que realiza teste com animais, por ativistas de diversas entidades de defesa animal. De acordo com os ativistas os animais estavam sofrendo maus tratos.

O instituto em questão recebeu do Governo Brasileiro um investimento público no valor de R$ 5,25 milhões oriundos do Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O instituto e Conselho de Experimentação Animal se  baseiam na Lei Arouca, 11.794 de 8 de outubro de 2008, que regulamenta procedimentos para o uso científico de animais. Essa lei foi aprovada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a lei, a Constituição do CONCEA – Conselho Nacional de Experimentação Animal se da basicamente por membros do Governo e somente por 2 representantes das sociedades protetoras de animais. Isso dificulta a defesa dos animais no Conselho.

Outro ponto da Lei que deve ser avaliado é a constituição do Comitê de Ética do instituto que deveria ter um representante da sociedade protetora dos animais.

O uso de animais para experimentação não se faz necessário, pois outras técnicas podem ser empregadas com resultados semelhantes ou melhores quando comparados aos testes animais. Além dos cães, também utilizam ratos, gatos, macacos, coelhos e outros animais que passam por todo tipo de sofrimento e na maioria dos casos essas pesquisas tornam-se sem efeito, pois os animais nem sempre apresentam características parecidas com os humanos.

Seria em nome da ciência esses teste?

Talvez esses métodos alternativos não sejam utilizados devido a um maior custo. Assim compromete-se a vida de outros organismos vivos em função do Benefício financeiro de grandes corporações.

Enquanto grande parte dos países buscam alternativas em relação ao assunto o Brasil ainda não possui um levantamento do número de animais usados em experimentações.

Devemos ter a consciência que não somos os donos do mundo, mas somente uma espécie que deveria coexistir de forma harmoniosa com o planeta. Infelizmente  não é isso que ocorre que ocorre pois fazemos com os outros seres vivos crueldades em nome de novas tecnologias.

Professor André Luiz de Oliveira

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário