Nota do PSOL: Liberdade aos 18

Lutar não é crime! Liberdade aos 18!

O PSOL presta seu total apoio e solidariedade às famílias e aos 18 jovens detidos pela PM no dia 04 de setembro de 2016, enquanto estavam indo participar de uma manifestação contra o Governo ilegítimo de Temer, um ato na Avenida Paulista, foram emboscados numa operação escandalosa e ilegal envolvendo infiltrado do exército, o Baltazar. Sem qualquer prova de crime algum, os jovens foram ilegalmente detidos e levados a julgamento por decisão da Justiça de São Paulo, sob acusação absurda de associação criminosa e corrupção de menores.

É gravíssimo esse caso, sobretudo num momento em que atravessamos um duro e perverso golpe de estado, onde a Constituição está sendo rasgada e os direitos avassalados, e toda nação sendo espoliada violentamente. É um precedente inaceitável, uma verdadeira criminalização das lutas e dos movimentos sociais e populares. Protestar não é crime, participar de manifestação é um direito.

Na tarde de hoje acontece a segunda audiência no Fórum Criminal da Barra Funda, no TJSP. Não vamos aceitar esse abuso de poder e essa tentativa de intimidar a população que luta por direitos legítimos. Exigimos a liberdade aos 18!

Executiva Estadual do PSOL de São Paulo
10 de novembro de 2017.