Congresso Municipal do PSOL São Paulo elege nova direção.

20131110_161020Ocorreu no último domingo, 9/11, o Congresso Municipal do PSOL de São Paulo, que elegeu como novo presidente do diretório da capital o vereador Toninho Vespoli. O evento contou com a participação de 135 delegados eleitos em plenárias de base do partido, que mobilizaram mais de 1.300 filiados. Também foram aprovadas resoluções que orientarão a atuação da gestão que se inicia.

O congresso avaliou a conjuntura depois das jornadas de junho, na qual o sentimento de mudança e disposição para reivindicar cria novas possibilidades para o PSOL, partido da luta social e da esquerda programática. Também fez críticas ao governo municipal, que prometeu a mudança, mas mantém a velha política e a aliança com os grandes empresários e com a especulação imobiliária. Destacou ainda a importância do nosso mandato de vereador na Câmara de São Paulo.

Considerando essa nova conjuntura, o encontro estabeleceu os parâmetros da construção partidária para o próximo período, organizando o funcionamento do diretório e de suas principais secretarias, e colocando a atuação partidária a serviço das lutas da cidade. Por fim, fez uma avaliação crítica da última gestão, apontando questões a serem melhoradas nesta nova, tanto em nossa organização quanto nas eleições. Foram aprovadas também resoluções sobre paridade de gênero nas direções e um plano de lutas – desmilitarização da PM, pela moradia, contra a Copa, auditoria da dívida, defesa dos direitos sociais e dos serviços públicos -, com destaque para a participação do partido na construção do plebiscito popular por uma constituinte exclusiva para a reforma política.

A o resultado da votação para eleger a nova direção do diretório municipal e seu novo presidente foi de 77 votos para a tese da Unidade Socialista, 54 votos para a tese do Bloco de Esquerda e 5 votos para a tese do coletivo Rosa Zumbi. “A tarefa agora é de construção coletiva para levar adiante as tarefas do diretório municipal, lutando no parlamento e nas ruas por uma cidade mais justa”, declarou Toninho Vespoli, o novo presidente do Diretório Municipal.

 

 

Veja as resoluções aprovadas no Congresso Municipal do PSOL São Paulo