Prêmio Congresso em Foco elege Ivan Valente como um dos cinco melhores deputados do país e o melhor na defesa dos direitos do consumidor

ivan_congressoO deputado federal Ivan Valente foi eleito pelo Prêmio Congresso em Foco 2013 como um dos cinco melhores deputados do ano e o melhor parlamentar na defesa do consumidor. O resultado foi divulgado ontem em evento em Brasília, que premiou os parlamentares eleitos em votação pela internet. o deputado também ficou em segundo lugar na votação dos parlamentares que mais defende a educação. Ivan já havia sido escolhido como um dos quatro melhores na votação entre os jornalistas especializados.

Na categoria geral, o deputado Jean Wyllys foi considerado o melhor na votação popular. Chico Alencar e o senador Randolfe Rodrigues foram os parlamentares mais bem avaliados pelos jornalistas na primeira fase do prêmio. Jean e Randolfe também foram escolhidos como parlamentares de futuro. O resultado geral, devido à indicação em várias categorias, aponta a bancada do PSOL como a mais bem avaliada pela população e também pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional.

“É o reconhecimento do trabalho que o PSOL tem feito, com muita coerência e princípios. Mesmo sem o tamanho e a estrutura dos outros partidos, a população tem notado a disposição com que enfrentamos os setores que buscam o retrocesso do país, assim como em nossa atuação como oposição de esquerda ao governo Dilma”, afirmou Valente.

Mesmo tendo apenas um senador e três deputados federais, todos indicados pelos jornalistas para a lista dos melhores do ano, o PSOL teve o segundo maior número de votos na primeira fase do Prêmio, dentre as 23 agremiações partidárias que possuem representantes no Congresso Nacional.

Vitória do combate à intolerância e da luta pela transformação do país
Ao comentar a indicação como o melhor deputado do ano, Jean Wyllys considerou que esse é, sem dúvida, um reconhecimento importante. “Eu não faço o mandato para receber prêmio, mas eu fico feliz que haja um prêmio para reconhecer o meu trabalho. Eu costumo dizer que é um trabalho para um mundo comum, para a construção de um mundo melhor pra todo mundo”, afirmou Jean. Na avaliação do deputado, essa premiação é uma resposta da população ao conservadorismo, combatido insistentemente pela bancada do PSOL na Câmara e no Senado. “Sem dúvida, é uma resposta ao conservadorismo da bancada fundamentalista, dos reacionários, como Bolsonaro (Jair Bolsonaro, deputado do PP do Rio de Janeiro). Eu acho que as pessoas decidiram dizer: ‘não é esse tipo de conduta parlamentar que a gente quer’. Elas podem até discordar de algumas pautas minhas, mas eles querem essa conduta, essa civilidade, essa dedicação e essa compreensão da política”.

Em seu breve discurso de agradecimento após receber o prêmio do parlamentar que mais atua em Defesa dos Consumidores, Ivan Valente comentou que aquilo era fruto do trabalho que os parlamentares do PSOL vêm tendo, cotidianamente, na defesa dos interesses da população e no combate aos interesses dos grandes grupos econômicos. O presidente do PSOL e líder do partido na Câmara tem se destacado, especialmente neste ano de 2013, na luta contra os abusos cometidos pelas empresas de plano de saúde. No primeiro semestre, Ivan Valente protocolou pedido para abertura da CPI dos Planos de Saúde e, agora, a sua batalha é para que o diretor da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), Elano Figueiredo, dê explicações sobre o fato de ter trabalhado para empresas privadas do setor de saúde. Esta semana, a Comissão de Defesa do Consumidor aprovou requerimento de Ivan Valente para que o ministro Alexandre Padilha seja convocado para dar explicações sobre a nomeação do diretor da ANS. “Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo, no sentido de barrar os abusos das grandes corporações em detrimento dos interesses da população”, disse Ivan.

Para Chico Alencar, o desempenho dos parlamentares do partido no resultado final do Prêmio Congresso Em Foco, em que jornalistas e a população tiveram a chance de opinar, mostra o PSOL com “vocação de grandeza e reconhecido como uma força indispensável”, mesmo que ele ainda seja um partido pequeno em termos numéricos. “Tanto o nosso senador como os nossos três deputados estão aqui reconhecidos como parlamentares exemplares, dedicados, com espírito público. Isso é bom, é comovente, nos move. Acho que a nossa militância no Brasil inteiro fica mais motivada ainda a lutar por uma política de ideias, causas, ideologia e temos uma para viver”, considerou Chico Alencar, apontando a responsabilidade que isso representa para a bancada. “E temos que fazer por merecer tudo isso que recebemos aqui”, finalizou.

Na avaliação do senador Randolfe Rodrigues, o resultado da premiação representa o que o PSOL faz para mudar o país. “É a síntese da nossa atuação, de uma bancada diversa e plural, que atua na defesa dos direitos humanos, na defesa do Brasil, como agora na questão do leilão de petróleo no campo de Libra (Bacia de Santos). Que atua na defesa e na recuperação da nossa memória, como agora na restauração da verdade histórica na luta pelos direitos das famílias dos desaparecidos políticos na ditadura militar”. Para o senador amapaense, a bancada do PSOL no Congresso, ainda que pequena, tem sido capaz de sintetizar a disposição do partido na luta pela transformação do Brasil e no combate às práticas conservadoras.

“Queremos um Brasil que tenha terra para todos, que não tenha espaço para o latifúndio, em que as pessoas se vejam e se identifiquem pela sua diversidade, de todas as cores, homens e mulheres, de todos os gêneros e inclusive com a liberdade de se reconhecer na diversidade de como quiser. Nós queremos um Brasil que reconheça a sua história e que não apague sua memória. Especialmente que seja um país que não comprometa 50% do seu orçamento com o superávit primário e com a dívida pública, mas que comprometa a suas riquezas com o futuro de seu povo. É por esse Brasil que essa bancada premiada luta e quer”, enfatizou Randolfe.

Com site do PSOL Nacional, Leonor Costa

Deixe um comentário:


*