Voto aberto: deputados cobram da presidência da Câmara votação da PEC que acaba com o voto secreto no Congresso

A coordenação da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto se reuniu, no final da tarde desta terça-feira (27/09), com o presidente da Câmara, Marco Maia. Os parlamentares entregaram o protocolo de registro e as fichas de adesão de 275 deputados e senadores à Frente.

De acordo com presidente da Frente, deputado Ivan Valente, a votação da PEC 349/2001 está mais do que na hora para acontecer. Ele  cobrou a votação imediata do segundo turno da proposta, parada há cinco anos. “O momento é agora”, afirmou. Para o deputado, o desgaste do parlamento e a pressão da sociedade devem ser levados em consideração.

“Esperamos que a Câmara dê uma resposta à sociedade, à indignação popular, e que nós não banquemos mais o desgaste desta instituição, mostrando que não somos coniventes com a impunidade. Em nome da transparência, da ética e da democracia”, afirmou Ivan Valente.

O presidente Marco Maia alertou sobre resistência de parlamentares quanto a todas as votações no legislativo serem por voto aberto. Em sua opinião, a eleição da Mesa Diretora, por exemplo, deveria continuar sendo secreta. Mas garantiu que apresentará o assunto na próxima reunião de líderes, na semana que vem.

O deputado Chico Alencar sugeriu que a PEC fosse votada da forma como está e que alterações fossem feitas no Senado. “O voto aberto é um clamor que vem da sociedade. O representado tem o direito de saber como seu representante vota”, disse Chico.

“Todas as dúvidas que houver sobre alguns aspectos da votação secreta que sejam esclarecidas no Senado Federal”, completou o deputado Ivan Valente.

Ato e blog

Está previsto para o dia 18 de outubro a realização de um ato em frente ao Congresso Nacional em defesa da PEC do Voto Aberto. A Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto já conta com a adesão de 264 deputados federais e 11 senadores.

Um abaixo assinado em defesa da PEC também circula na internet e já recebeu mais de oito mil assinaturas.

Confira o parlamentares que apóiam a Frente Parlamentar e faça parte do abaixo assinado. Acesse pecdovotoabertoja.blogspot.com

Deixe um comentário:


*