Nota da Secretaria Geral do PSOL sobre os delegados (as) à III Conferência Eleitoral

Diante dos questionamentos acerca da delegação apta à participar da III Conferência Nacional Eleitoral do partido, com base nas informações da Comissão de organização e credenciamento, esta secretaria esclarece que:

  • Os Estados enviaram a esta secretaria as atas das plenárias municipais e o quantitativo de delegados eleitos para III Conferência;
  • A comissão de organização e credenciamento procedeu a averiguação das atas;
  • Neste processo, as atas foram divididas em três blocos, a saber:

Bloco I – Estados sem problemas:

SP – 35; RJ – 27; RS – 20; SC – 02; DF – 03; ES – 02; BA – 11; AP – 06; PA – 13; GO  – 07; CE – 04; RN – 03; PB – 01; AL – 04; PR – 03; MA – 01; PE – 06.

Total Bloco I:  148 delegados

Bloco II – Estados impugnados pelo Diretório Nacional por não respeitarem as regras do Termo Aditivo à regulamentação da Conferência:

AC – 09; RR – 01.

Total Bloco II: 10 delegados

Ainda sobre o AC, a Secretaria Geral dispõe de laudo de perícia técnica especializada indicando que várias assinaturas foram feitas pelo mesmo punho (leia-se, pela mesma pessoa), o que configura fraude, reforçando assim a posição adota pelo DN de impugnação dos delegados deste Estado. O Laudo está à disposição dos membros da Direção Nacional para verificação in loco.

Bloco III – Estados sub judice*:

MG

O Estado informou que foram eleitos 13 delegados, porém, após checagem dos presentes em plenárias municipais, foi constatado que, 132 presentes não eram filiados ao partido, segundo listagem enviada pelo próprio Diretório Estadual.

Desta maneira, o Estado teve direito a 11 delegados.

MS

O Estado informou que foram eleitos 5 delegados, porém, após checagem dos presentes em plenárias municipais, foi constatado que, 45 presentes não eram filiados ao partido, segundo listagem enviada pelo próprio Diretório Estadual.

Desta maneira, o Estado teve direito a 4 delegados.

RO

O Estado informou que foi eleito 1 delegado, porém, das sete plenárias municipais realizada, apenas três foram convocadas no site da III Conferência. Desta forma, as outras quatro, não puderem ser reconhecidas, o que interferiu no quorum para eleição de delegado à Conferência. Assim, o representante do Estado não foi credenciado como delegado, mas como observador.

O companheiro teve o direito de apresentar sua justificativa ao plenário da Conferência, que o entendeu, porém, não autorizou a abertura de precedentes.

* O processo de averiguação desse bloco teve a participação dos representantes de todas as pré-candidaturas que foram apresentadas.

Total Bloco III: 15 delegados

AM, SE, TO, PI e MT, não obtiveram quorum.

Desta forma a III Conferência teve 163 delegados/as aptos/as à votarem. Destes, 92 se credenciaram, a saber:

AP –0 6; PA – 11; BA – 06; CE – 04; MA – 01; PB – 01; PE – 01; DF – 02; GO – 01; ES – 02; MG – 02; RJ – 11; SP – 31; PR – 03; RS – 08; SC – 02.

Por fim, 71 delegados aptos não foram credenciados.

Esperamos que essas informações possam dirimir dúvidas acerca da delegação à III Conferência Eleitoral do PSOL.

Saudações Partidárias,

Afrânio Boppré

Secretário Geral do PSOL

Rodrigo Pereira

Membro da Executiva Nacional e Coordenador da Comissão de Organização e Credenciamento

Adicionar comentário

  • Acho engraçado porque é sabido, que nenhum perito tem como afirmar com precisão que a assinatura foi feita pela mesma pessoa como diz a nota, é impossivel fazer essa afirmação por isso acredito que deva haver um cuidado maior da secretaria de comunicação do partido, ao divulgar os boletins

  • Camarada, segue excerto da Concocatória da Conferência, onde tal procedimento é explicitado:

    Artigo 11º. A convocação das plenárias deverá acontecer com antecedência de 5 (cinco) dias e comunicada à Secretaria Geral Nacional com data, horário, endereço, responsável com respectivo número de telefone para contato pelo email: secretaria@psol.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. que publicará imediatamente no sítio nacional cujo endereço é: http://www.psol.org.br . Mudanças de datas serão aceitas desde que comunicadas à Secretaria Geral com antecedência de 5 (cinco) dias.

    Você pode conferir a Convocatória completa em: http://www.psol-nacional.com.br/Conferencia2010/?page_id=35

    Saudações,

    Carolina de Oliveira
    Pela Secretaria de Comunicação

  • Camaradas , estive acompanhando a III Conferencia Nacional Via internet, e fiquei realmente surpreso e atordoado pelo fato que aconteceu no ultimo sabado de manha no Rio. Fiquei sabendo atraves de companheiros da Direçao Estadual que nosso delegado Pimenta, tinha sido impugnado pela mesa credenciadora devido a algumas irregularidades nas Atas de Porto Velho.

    O fato e que antes mesmo do credenciamento do Pimenta, o grupo de Martiniano tinha sido expulso do local da Conferencia Nacional( no flamengo) e se instalaram na sede do sindicato dos previdenciarios no bairro da lapa, bem longe do local, onde foi mantada uma plenaria grupo de HH, direçoes estaduais e outros
    ( fique ciente deste informe as 9:00h de sabado pelo Indio) – .

    E quando nosso companheiro foi se credenciar, so tinha o grupo de Plinio Arruda, sendo que, ja ciente que o campnaheiro era ou tinha uma posiçao a favor de Martiniano, esse grupo informou na mesma hora que ele nao era delegado e ficaria como observador do evento.

    Porem, Marto me ligou informando do acontecido e que ele tinha entrado em contato com ele e Muniz Presidente da Municipal Porto Velho.

    tirando duvidas

    O que achei estranho que dias antes falei com a secretaria da Tesouraria, Karla Gamba. e ela me disse que a documentaçao de Rondonia estava ok, liguei 5 x na quinta feira para ver a liberaçao da passagem pro Pimenta, da qual estava ok e a mesma entrou em contato com ele.

    Ora se de fato Rondonia tinha problemas , o porque teria emitido a passagem?

Deixe um comentário:


*